RESUMO DE TODOS OS LIVROS DO VELHO TESTAMENTO
GÊNESIS
A PALAVRA GÊNESIS É HEBRAICO E QUER DIZER ÍNICIO
Gn. (01)
DEUS em seis dias criou a terra,separou o dia da noite,o mar do céu é a terra das águas,criou os vegetais,encheu o mar de vida,e o céu de pássaros,a terra ficou cheia de animais e por último fez o homem,como imagem e semelhança ;para dar nomes e dominar todas as outras espécies da terra. DEUS descansou no sétimo dia.
DEUS deu o nome do primeiro homem de "ADÃO" (que em hebraico quer dizer: ser humano.) e da primeira mulher "EVA" (que em hebraico quer dizer:vida.) DEUS deu a eles o Jardim do Éden um paraíso ,porém eles foram expulsos ao comer do fruto proibido por DEUS,o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mau, a serpente foi amaldiçoada por DEUS por induzir EVA a comer da fruta,e EVA por sua vez foi castigada por comer da fruta e induzir ADÃO a também comer,ADÃO por se deixar induzir e comer da fruta desobedecendo assim ao seu criador também foi castigado. ADÃO e EVA tiveram dois filhos fora do Éden: CAÍM (foi agricultor) e ABÉL,(era pastor de ovelhas) mais tarde CAÍM matou seu irmão ABÉL por inveja.e foi castigado por DEUS. ADÃO e EVA após a morte de ABÉL tiveram mais um filho que se chamou "SETE"
Gn.(02)
ADÃO deixou descendentes importantes como: MATUSALÉM (o homem que mais viveu na história da BIBLÍA) 'LAMEQUE pai de NOÉ e o próprio NOÉ que mais tarde construiria a arca e deixaria também descendentes importantes na história da BIBLÍA.
ADÃO MORREU COM NOVECENTOS E TRINTA ANOS
DEPOIS DE ADÃO E EVA VEIO NOÉ (Que em hebraico quer dizer: Descanso) escolhido por DEUS para construir uma arca pois DEUS estava muito triste com as pessoas pelos seus pecados e maldades na terra DEUS iria mandar um dilúvio que acabaria com a terra seus seres vivos.porém mandou que NOÉ colocasse sete casais de animais puros e um casal de animal impuro e colocasse sua mulher,seus filhos e noras,DEUS fez isto para que após o dilúvio voltasse a existir as pessoas e os animais e assim foi DEUS fez chover 40 dias e 40 noites e tudo que avia na terra morreu. DEUS abençoou NOÉ para ter muitos descêndentes ,também fez que todos os animais tivessem medo dos homens e fez um acordo uma promessa a tudo que é vivo na terra que nunca mais destruiria as pessoas e animais e tudo que é vivo na terra com um dilúvio.e como sinal do acordo criou o ARCO IRIS. Assim sempre após uma chuva cair do céu ele aparecerá....
Gn.(03) O descendente mais conhecido de NOÉ foi ABRAÃO filho de TERA que muitos anos depois foi escolhido por DEUS,antes porém deus confundiu a língua de todos os povos na estória de a TORRE DE BABEL DEUS escolheu ABRÃO para fazer dele uma grande nação junto com sua mulher SARAÍ os dois passaram por sofrimentos quando passaram pelo Egito,no caminho que DEUS ordenou que ABRÃO seguisse entra a estória de LÓ sobrinho de ABRÃO que após se separar de ABRÃO seguiu para Sodoma uma das cidades que DEUS destruiu com todo seu povo,menos LÓ e sua família que DEUS poupou mas a mulher de LÓ desobedeceu as ordens de DEUS de não olhar para trás para ver a cidade de Sodoma destruída e foi transformada em uma estátua de sal. LÓ ficou com medo de morar em uma cidade chamada Zoar e foi viver afastado nas montanhas junto com suas duas filhas, suas duas filhas porém o enganaram, lhe deram muito vinho para beber e deitaram com ele para poder ter filhos pois não tinha homem naquela região para elas se casarem e elas queriam lhe dar descendentes,assim nasceu as tribos de Amonitas e Moabitas. Descendentes de LÓ.
Gn.(04)
ABRÃO CONTINUOU SUA CAMINHADA...
DEUS disse a ABRÃO que sua descendência seria igual aos grãos de areia do deserto,mas ABRÃO não acreditava pois SARAÍ sua mulher não podia ter filhos. ABRÃO teve seu primeiro filho com AGAR escrava de SARAÍ pois o nome do menino de ISMAEL ( Que em hebraico quer dizer DEUS escuta) a partir disso DEUS fez um acordo com ABRÃO que ele teria muitos filhos com SARAÍ sua mulher e DEUS mudou seus nomes para ABRAÃO (Que em hebraico quer dizer:pai das nações) e SARA (Que em hebraico quer dizer princesa) e que todos os descendentes homens fossem circuncidados depois do sétimo dia de vida. Após um tempo DEUS deu o primeiro filho a ABRAÃO com SARA quando eles já estavam bem velhos e mandou por o nome do menino de ISAQUE( Que em hebraico quer dizer:ele ri) DEUS ainda pois ABRÃO a prova quando ISAQUE já era um menino pediu ISAQUE em sacrifício a ELE e ABAÃO obedeceu mas antes que fizesse o sacrifício DEUS o Impediu de matar ISAQUE aprovando assim a fé de ABRAÃO. Seu outro filho ISMAEL se tornou um atirador de flechas e se casou com uma egípcia. ISAQUE casou se com REBECA uma parente.ISAQUE teve dois filhos ESAÚ (Que em hebraico quer dizer peludo) e JACÓ (Que em hebraico quer dizer: ou soa parecido com "calcanhar devido a hora de seu nascimento) JACÓ enganou por duas vezes ESAÚ a primeira tomando o direito de filho mais velho,depois o pior enganou seu pai ISAQUE se passando por ESAÚ para receber a benção de filho mais velho e assim foi Quando ficou sabendo ESAÚ planejou matar JACÓ que fugiu .mesmo assim JACÓ foi abençoado por DEUS e protegido.
ABRÃAO Após a morte de SARA casou se com uma mulher chamada QUETURA e teve mais seis filhos e assim com ISMAEL,ISAQUE e seus outros seis filhos começou sua descendência. Os descendentes mais importantes de ABRAÃO vieram de ISAQUE que foi pai de ESAÙ E JACÓ, JACÓ foi pai de JOSÉ
ABRAÃO MORREU COM CENTO E SETENTA E CINCO ANOS -SARA MORREU COM CENTO E VINTE E SETE ANOS. -ISAQUE MORREU COM CENTO E OITENTA ANOS. - ISMAEL MORREU COM CENTO E TRINTA ANOS.
Gn.(05)
Em um sonho DEUS prometeu abençoar sua descendência e fazer dela uma grande nação (por isso muitas vezes se lê na bíblia: Eu sou o DEUS dos seus antepassados ABRAÃO;ISAQUE E JACÓ.) JACÓ se casa com duas mulheres LÉIA e RAQUEL ,ESAÚ se casou com JUDITE e BASSEMATE duas etéias e mais além com a filha de ISMAEL neta de ABRAÃO ;MAALATE.. ESAÚ ficou,e tomou o lugar de ISAQUE E JACÓ mais além se encontrou com ele que o perdoou.JACÓ teve 12 filhos uma mulher e onze homens que foram de suas duas mulheres e mais duas escravas delas desses homens foram dados os nomes e nasceram as dose tribos de Israel -RÚBEN-SIMEÃO-JUDA-ISSACAR-EFRAIM-BENJAMIM-ZEBULOM-LEVI -DÃ-ASER-NAFTALI-GADE.-um dos doze filhos de JACÓ era JOSÉ que por inveja foi vendido aos egípcios por seus irmãos,lá ele foi amigo fiel de seu dono POTIFAR,mais por ser um jovem muito atraente foi tentado por varias vezes pela esposa de POTIFAR mais mesmo assim foi fiel a ele ,porém a mulher ao ser constantemente rejeitada fingiu ser atacada a força por JOSÉ .ele foi preso e passou anos na prisão do Egito,JOSÉ decifrava sonhos na prisão,o faraó ficou sabendo e lhe chamou para desvendar seus constantes sonhos,JOSÉ decifrou o sonho do faraó que era de sete anos de muita comida e depois sete anos de miséria,JOSÉ explicou o que devia fazer o faraó para não faltar comida nestes sete anos de miséria,porém o faraó teria que colocar um homem de confiança para guiar o povo e cuidar do que fazer com as colheitas dos primeiros sete anos e assim.JOSÉ se tornou governador do Egito. JOSÉ ainda se encontrou com seus irmãos e os perdoou e os ajudou na época de fome ainda viu seu pai JACÓ que o abençoou e a toda sua família e depois morreu mesmo tendo sido governador do Egito começou ai a descendência e escravidão do povo Israelita no Egito,JOSÉ antes de morrer pediu para que quando o povo fosse embora do Egito levasse seu corpo e enterrasse com seus antepassados
Gn.(06)
JOSÉ MORREU COM CENTO E DEZ ANOS E SEU CORPO FOI EMBALSAMADO E POSTO NUM CAIXÃO NO EGITO. ASSIM É UM POUCO DO RESUMO DE GÊNESIS QUE DÁ INICIO A ÊXODO CUJA FIGURA CENTRAL É MOISÉS...>>> ÊXODO EM HEBRAICO QUER DIZER SAÍDA POIS SE TRATA DA HISTÓRIA DA SAÍDA DO POVO DE ISRAEL DO EGITO RUMO A CANAÃ GUIADO POR MOISÉS O POVO PECA CONTRA DEUS INUMERAS VEZES NO DESERTO MESMO ASSIM DEUS OS PERDOA E,ELES PASSARAM 40 ANOS NO DESERTO.E NENHUM ISRAELITA QUE SAIU DO EGITO VIU CANAÃ,APENAS SEUS DESCENDENTES.MENOS JOSUÉ (Que antes se chamava Oséias) E CALEBE,POIS NÃO DUVIDARAM E NÃO TIVERAM MEDO DE ENTRAR EM CANAÃ E TAMBEM NÃO DESENCORAJARAM O POVO A ENTRAR.
ÊXODO
O PERSONAGEM CENTRAL DE ÊXODO É MOISÉS...
Os descendentes de JACÓ cresceram muito no Egito,é eram usados pelo faraó como escravos seus sofrimentos eram muitos naquela terra onde viviam como estrangeiros,o pedido de socorro do povo chegou até DEUS e DEUS escolheu MOISÉS para libertar o povo, MOISÉS era levita,e com a ordem do faraó de matar todos os meninos que vierem a nascer naquele tempo,sua mãe o escondeu por três meses e depois o soltou num cesto no rio Jordão,ele foi achado pela filha do faraó e por destino foi amamentado por sua própria mãe e depois devolvido a sua mãe adotiva assim foi criado como egípcio,porém ao ver um soldado egípcio maltratando um hebreu ele matou o soldado tendo assim que fugir para o deserto,lá se encontrou com JETRO um sacerdote de mídia e casou-se com sua filha mais velha e ficou morando lá.Quando Moisés levou as ovelhas de seu sogro para achar pasto chegou ao monte SINAI,ali DEUS falou com Moisés em uma chama de fogo e lhe Escolheu para livrar o povo,DEUS enviou seu irmão ARÃO para falar por ele com o faraó porém por dez vezes o faraó negou a libertação do povo,e para cada negação DEUS mandou um castigo (AS DEZ PRAGAS DO EGITO) a ultima e mais terrível foi a morte de todo os filhos primogênitos do Egito e toda a cria mais velha de animais,nesta ultima o faraó chorou a morte de seu único filho e libertou o povo,que foi para o deserto a caminho do mar morto,mais tarde porém o faraó se arrependeu e foi com seu exercito atrás do povo de Israel e tentaram atravessar o mar vermelho aberto igual ao povo e foram todos mortos por DEUS somente o faraó viveu e viu tudo.
Ex.(02)
TAMBÉM EM ÊXODO...foi anunciado a páscoa e suas leis a fuga do povo para o deserto- O MANÁ a comida que DEUS mandava do céu para o povo comer ,também os pecados que o povo cometeu contra DEUS no trajeto- o fato mais importante :"OS DEZ MANDAMENTOS" -a adoração do povo por um touro de ouro gerando assim a morte de todos que desobedeceram as ordens de DEUS -também as muitas leis de DEUS que Moisés passou ao povo- a construção da arca do acordo-a construção da tenda sagrada-a seleção dos sacerdotes da tenda-a lei do sábado aos Israelitas- a renovação do acordo de DEUS com o povo.
EX.(03)
O POVO ISRAELITA FICOU QUARENTA ANOS NO DESERTO POR MUITAS VEZES DUVIDARAM DE MOISÉS E DE DEUS E FORAM CASTIGADOS MAIS NUNCA ABANDONADOS ,PORÉM DE TODO O POVO QUE VIVEU E FUGIU DO EGITO NENHUM CHEGARIA A VER CANAÃ APENAS SEUS DESCENDENTES ,ATÉ MESMO MOISÉS,APENAS JOSUÉ E CALEBE VIRIAM.( de todos os espiões que espionavam por quarenta dias e noites CANAÃ e seu numeroso povo que ainda morava lá,JOSUÉ e CALEBE foram os únicos que não tiveram medo e na volta tentaram encorajar o povo a invadir CANAÃ e toma lá ,mas os outros espiões israelita fizeram ao contrario e o povo não ouviu CALEBE e JOSUÉ e por isso como castigo DEUS não deixou que nenhum israelita que saiu do Egito entrasse em canaã, menos JOSUÉ e CALEBE. e para cada dia que passaram espionando CANAÃ seria um ano no deserto.Por isso vagaram por quarenta anos no deserto,um ano para cada dia dos quarenta que eles olharam CANAÃ e não tiveram fé e coragem para entrar.
LEVITICO
Lv.(01)
CONTA A ESTÓRIA DOS FILHOS DE ARÃO QUE...
...se tornariam sacerdotes da tenda -as leis sobre o respeito-o dia do perdão- as ofertas como deveriam ser feitos os sacrifícios a morte dos dois filhos de ARÃO que desobedeceram a DEUS -Os castigos para os pecados- as festas como deveriam ser feitas quais são as pessoas e coisas dedicadas a DEUS.
NUMEROS
Nm. (01)
NÚMEROS CONTA A ESTÓRIA DAS CONTAGENS DO POVO... quando saíram do Egito ,a separação por tribos e seus chefes,as ordens para os filhos de ARÂO os Levitas que DEUS separou para seus serviços, os deveres de cada tribo,a separação das pessoas impuras,conta o dia que Israel saiu do monte Sinai,a escolha de sete ajudantes de MOISÉS ,O dia que DEUS mandou codornas ao povo depois de reclamarem de só comerem maná. Conta também o castigo de MIRIAM irmã de MOISÈS que o difamou no deserto,porém MOISÈS pediu a DEUS o perdão para MIRIAM e DEUS concordou ,porém MIRIAM ficou afastada do povo por sete dias fora do acampamento com lepra, MOISÉS manda espiões a CANAÃ entre eles CALEBE da tribo de Judá e OSÉIAS da tribo de Efraim ao que MOISÉS mudou o N ome para: "JOSUÉ" estes foram com os outros e espionaram CANAÃ por quarenta dias ai voltaram e deram a noticia a MOISÉS que a terra de fato era como DEUS avia prometido,rica em terras e frutos e outras coisas a mais,porém outros disseram todo o contrário e deixaram o povo com medo,CALEBE tentou encoraja los dizendo: -não fiquem com medo vamos atacar agora e conquistar o que é nosso! Mais a maioria continuou a afirmar que perderiam fácil para os povos de lá assim o povo se revoltou novamente contra MOISÉS e DEUS e até queriam tirar MOISES do comando e escolher outro líder e voltar para o Egito,DEUS exterminar todo o povo mas MOISÉS orou a favor do povo e DEUS acatou o pedido,porém jurou a MOISÉS que nenhuma daquelas pessoas viriam CANAÃ , Apenas seus descendentes e apenas CALEBE e JOSUÉ, e conforme os quarentas dias que o povo espionou CANAÃ serão quarenta anos no deserto até que todos que estiverem acima de vinte anos morresse e ´só sobrassem seus descendentes ai entrariam em CANAÃ.assim Israel sem a ajuda de DEUS perdeu guerras e foram morrendo. NUMEROS também conta a morte de MIRIAM e a morte de ARÃO os dois irmãos de MOISÉS até mesmo MOISÉS foi condenado por DEUS a não ver CANAÃ por pedir água para DEUS quando o povo reclamava que iria morrer de sede naquele lugar, MOISÉS não fez com que o povo respeitasse e confiasse na vontade de DEUS e por isso foi castigado também,mais continuou sendo o líder que DEUS escolheu, NÚMEROS conta também as vitórias do povo Israelita contra os reis e seus inimigos , a segunda contagem do povo , as profecias de BALAÃO , os pecados do povo ao adorarem outro deus "Baal" e DEUS fala a MOISES que escolha JOSUÉ para continuar seu trabalho pois logo MOISÉS morreria., também conta como deveria ser feita as varias ofertas para cada ocasião. -as varias terras tomadas pelos israelitas que avançavam cada vez mais. E a divisão de terras em CANAÃ antes mesmo da posse,a divisão era feita por tribos as dose tribos de Israel.
DEUTERONÔMIO
CONTA A ESTÓRIA DE ...
os três discursos de MOISÉS , os seus últimos conselhos ao povo toda a revisão e vitórias contadas e lembradas por ele assim como as ofertas, leis,castigos ,deveres,sacrifícios A benção de MOISÉS e também o dia da morte de MOISÉS que aconteceu nas planícies de MOABE aonde DEUS mostrou de longe todas as maravilhas de CANAÃ e ai o levou para consigo,
MOISÉS TINHA CENTO E VINTE ANOS QUANDO MORREU ... ANTES PORÉM FEZ TUDO O QUE DEUS MANDOU E FOI FIEL E NOMEOU JOSUÉ COMO SEU SUCESSOR...
JOSUÉ
Js.(01)
DEPOIS DA MORTE DE MOISÉS, DEUS NOMEOU JOSUÉ COMO novo líder de Israel . Ele atravessou o rio Jordão,quando os sacerdotes puseram os pés no rio a água parou de correr ficando amontoada na parte de cima e seca na parte de baixo,enquanto os sacerdotes que levavam a arca do acordo ficavam parados ali dentro do rio seco todo o povo atravessava eles ficaram ali até que todo povo acabou de passar,depois que todo o povo passou DEUS deu a ordem a JOSUÉ que escolhesse doze homens,um de cada tribo e que cada um pegasse uma pedra do Jordão e as colocassem no lugar aonde cada um ficou parado,eles também pegaram mais doze pedras e levaram para colocar no acampamento para que o povo e seus futuros sempre se lembrem de que DEUS fez o rio Jordão parar para seu povo passar. Moisés também fez uma cerimônia para circuncidar o povo. Escolheu seus comandantes do exercito e logo depois conquistou Jericó proibindo qualquer Israelita de um dia reconstruir Jericó. DEUS proibiu todo o exercito de ficar com qualquer coisa que pertenceu ao povo morto de Jericó e que tudo fosse destruído,porém ACÃ um dos soldados ficou com algumas coisas e DEUS ficou irado com isso e o povo perdeu uma de suas batalhas por causa disso morrendo mais de trinta homens.JOSUÉ perguntou a DEUS porque ele abandonou o povo,e DEUS respondeu que o povo pecou contra Ele e quebrou o acordo de obediência,DEUS colocou ACÃ a frente de JOSUÉ e ele confessou o pecado ,JOSUÉ tirou todas as coisa que ACÃ tinha pegado e tirou do acampamento e depois mandou matá-lo e a toda sua família pois por causa dele morreram mais de trinta. Tempo mais tarde Moisés destruiu e conquistou AI . depois no monte Ebal construiu um altar para DEUS e leu suas leis. Fez um acordo de paz com os Gibeonitas e derrotou os Amorreus. JOSUÉ conquistou muitas vitórias e derrubou trinta e um reis conseguiu muitas terras em CANAÃ e as dividiu como DEUS mandou. JOSUÉ reforçou os ensinamentos que MOISÉS avia dado ,foi fiel a DEUS. conduziu o povo na entrada a CANAÃ, conquistou muitas cidades derrubou muitos reis.... JOSUÉ MORREU COM CENTO E DEZ ANOS .O POVO ISRAEL SERVIU DEUS QUANDO ELE ERA LIDER E APÓS SUA MORTE...
JUIZES
JUIZES CONTA A ESTÓRIA DOS ACONTECIMENTOS APÓS a morte de JOSUÉ ,e a conquista de CANAÃ até a monarquia,após estes acontecimentos Israel passou a ter JUISES que eram os principais chefes militares e também resolviam os problemas legais do povo. Em Juízes esta a conquista de Jerusalém pelo povo de JUDÁ. A morte de JOSUÉ, e toda a geração daquela época ,e sem um líder apoiado por DEUS o povo novamente esqueceu de DEUS.adorando assim outros deuses,e assim perdendo guerras contra os outros povos,como sempre aconteceu na estória da BIBLÍA o povo não resistiu e pediu socorro a DEUS que mandou OTONIEL que foi líder de Israel e libertou o povo da escravidão dos seus inimigos,mas depois da morte de OTONIEL tudo se repetiu,o povo abandonou a DEUS e foi dominado por outros inimigos e novamente pediu socorro a DEUS que como sempre atendeu e mandou outro líder para liberta -los ele se chamava EÚDE.e. quando este morreu ,novamente tudo se repetiu e DEUS sempre atendendo os seus pedidos de socorro e durante o tempo DEUS mandou lideres como: SANGAR, DÉBORA E BARAQUE, GIDEÃO, TOLÁ, JAIR,JEFTÉ,(Este que em juramento Adeus sacrificou sua filha.) IBSÃ, ELOM, ABDOM, até chegar em...
...SANSÃO Lider e juiz de Israel por vinte anos ,filho de MANOÁ da tribo de DÃ ,sua mãe não podia ter filhos até que um anjo de DEUS chegou e lhe disse que ficaria grávida,mas lhe deu algumas ordens a serem seguidas antes e após o nascimento de SANSÃO uma delas era jamais cortar o cabelo dele pois ele viria ao mundo a serviço de DEUS,SANSÃO antes de DALILA se casou com uma filistéia que ao ser ameaçada fez um pequeno ato de traição a SANSÃO que ficou furioso e a abandonou ,logo se arrependendo mas o pai da moça já a tinha dado em casamento a outro homem que foi padrinho de casamento de SANSÃO,logo após SANSÃO derrotou os filisteus e logo conheceu DALILA se apaixonou ,os cinco governadores das cinco cidades dos filisteus ficaram sabendo e usaram DALILA oferecendo á de cada um dos governadores doze quilos e meio de prata para que ela descobrisse de onde vinha a força INCRIVÉL DE sansão ,DALILA muito gananciosa aceitou sem nem mesmo pensar, tentou por várias vezes que SANSÃO que a enganava todas as vezes ,porém um dia ele a contou que se cortassem seus cabelos ele perderia toda a força,DALILA o fez dormir em seu colo e lhe cortou as sete tranças e logo chamou os filisteus que o amarraram prenderam e lhe furaram seus olhos,levaram no e num templo debochavam de SANSÂO e adoravam seu deus dagom dizendo que ele tinha entregado SANSÃO a eles, SANSÃO pediu para o homem que lhe carregava para que pudesse se apoiar por um pouco nas colunas do templo, e o homem o deixou. SANSÃO com uma mão em uma coluna e a outra mão em outra coluna rezou a DEUS e pediu o seu apoio e empurrou as colunas derrubando assim o templo e matando milhares de filisteus e morrendo junto com eles,assim SANSÃO na sua morte matou mais filisteu adoradores de dagom com sua morte do que em vida,cumprindo seus serviços para com DEUS JUISES também conta a estória de um levita e sua concubina que que estava voltando para suas terras caminhando quando passou por uma cidade dos jabuseus quando seu empregado pediu para que eles passasem a noite ali,mas ele disse que não passaria a noite em uma cidade que não fosse Israelita,continuaram a caminhar até chegar na cidade de Gibeá da tribo de BENJAMIM .Iriam passar a noite em uma praça quando um senhor insistiu para que eles passasem a noite em sua casa e eles foram,porém alguns imorais daquela cidade queriam matar o Levita mas ao invés de botar o Levita para fora o velho colocou a cuncubina e os homens imorais da tribo de Benjamim a mataram. A partir daí foi declarado guerra do povo de Israel contra a tribo de BENJAMIM por eles não ligarem e nem castigarem seus infratores pois naquela época não havia reis e cada um fazia o que queria,a tribo de JUDÀ foi a primeira a atacar a tribo de BENJAMIM por ordem de DEUS.e o povo de Israel derrotou a tribo de BENJAMIM que também era Israelita.os homens que sobraram em BENJAMIM não foram mortos foi permitido que eles ficassem ali porém como castigo não casariam nunca mais com uma mulher Israelita,e o próprio povo arranjou mulheres para eles através dos povos derrotados na guerra.
RUTH
Rt ( 01)
NA ÉPOCA EM QUE Israel era governada pó r Juízes ,houve uma grande epidemia de fome em Israel. Aí entra a estória de RUTH ,uma Moabita que ficou viúva e se destacou na estória pela sua fidelidade a sua sogra mesmo na dificuldade. "RUTH se casou novament e com BOÀS um agricultor rico ´RUTH foi mãe de OBEDE que foi pai de JESSÉ que foi pai do Rei DAVI.
PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL
PLS.(01)
SAMUEL FOI UM JUIS DE ISRAEL... Na tribo de Efrain havia um homem chamado EUCANA, que tinha duas mulheres duas irmãs ANA e PENINA, ANA não podia ter filhos por isso era humilhada por PENINA que já tinha dado filhos a EUCANA ,porém ele amava muito mais a ANA. Esta fez uma promessa para DEUS que lhe desse um filho e ele seria dedicado a DEUS por toda vida e jamais cortaria seu cabelo,ela fez a promessa na porta da tenda sagrada em SILÒ aonde havia um sacerdote chamado ELI. DEUS atendeu seu pedido e lhe deu um filho que se chamou SAMUEL. Quando ainda menino sua mãe ANA cumpriu a promessa e o levou a tenda sagrada de SILÓ e lhe entregou ao sacerdote ELI para os serviços de DEUS .ANA ainda teve mais três filhos e duas filhas. Os filhos de ELI também trabalhavam na tenda mais pouco ligavam para DEUS e cometiam muitos pecados e Eli foi castigado por DEUS junto com seus filhos por que ele não fez nada para Impedi -los de cometerem pecados contra DEUS. SAMUEL porém era certo e correto e fez com que DEUS gostasse mais dele. SAMUEL cresceu e DEUS fez com que o povo soubesse que ele falava com SAMUEL e que de fato SAMUEL era um profeta,e sua palavra foi muito respeitada pelo povo, para que se cumprisse o que DEUS havia falado a SAMUEL de que acabaria com ELI e seus filhos,aconteceu que na luta de Israel contra os filisteus o povo trouxe consigo para o campo de batalha a arca do acordo,achando assim que DEUS não os abandonaria mas eles foram derrotados mesmo com os filisteu com medo da arca do acordo presente e assim os filisteus venceram Israel e mataram os dois filhos de ELI , ainda roubaram a arca do acordo,quando ELI soube da morte dos filhos ele caiu para trás de sua cadeira quebrou o pescoço e morreu. O povo filisteu e todos os povos por onde passou a arca do acordo foram amaldiçoados com mortes e doenças até que ela voltasse a Israel. NESTA época o povo reclamava com SAMUEL por que queriam ser como os outros povos que eram governados por Reis,DEUS ficou muito irado e desapontado pelo povo,e disse a SAMUEL que atenderia o pedido do povo,porém mandou que dissesse ao povo que um rei faria suas próprias leis tomaria para si partes da terra do povo entre outras coisas mais,porém o povo era teimoso e continuou a pedir um rei, DEUS escolheu um homem chamado SAUL. Da tribo de BENJAMIM.
PLS.(02)
SAUL procurava algumas jumentas de seu pai Que se chamava "QUÍS" e sabendo que em ZUFE havia um vidente que podia ajuda los e foram procurar pelo homem vidente que era SAMUEL, SAMUEL já havia sido avisado por DEUS que ele mandaria ao encontro dele o homem que seria o primeiro Rei de Israel,e já sabendo SAMUEL viu SAUL e disse que ele passasse a noite ali porque depois ele responderia todas as perguntas de SAUL, e então SAMUEL fez o que DEUS queria e contou a SAÚL que DEUS o queria como Rei de Israel. E assim SAUL foi o primeiro Rei de Israel ungido por SAMUEL e abençoado por DEUS, SAMUEL se despediu do povo dizendo DEUS fez o que vocês pediram ele deu um Rei para governá los assim não precisam mais de mim como juis de vocês,embora vocês não confiaram em DEUS como seu único e verdadeiro REI,ele atendeu suas reclamações,por isso nunca deixem de adorar a ele. SAUL guerreou contra muitos exércitos entre eles contra os Amonitas,filisteus,SAUL tinha um filho chamado JÔNATAS que era um rapaz muito corajoso que até lutou sozinho contra os filisteus causando uma grande confusão entre eles que chamou a atenção do exército Israelita que estava perto e ao saber que JÔNATAS estava lutando sozinho contra os filisteu se encorajaram e foram lutar também derrotando o exército filisteu. SAUL antes disso tinha feito um juramento a DEUS que ninguém comeria nada até que matassem todos os filisteus e depois da luta JÔNATAS que não ouviu esta ordem de seu pai e comeu mel de uma arvorê e Incentivou outros soldados a comerem para se sentirem melhor,pois estavam fracos,SAUL ficou sabendo e decidiu matar seu próprio filho por isso. Mas os soldados não deixaram SAUL matar JÔNATAS pois foi ele quem deu aquela vitória contra os filisteus SAUL ainda lutou e matou muitos inimigos e reis porém desobedeceu a DEUS quando DEUS mandou que SAMUEL lhe desse a ordem que matasse todos os Amalequitas e tudo que eles tiverem,bois ovelhas mulheres filhos e que destruísse tudo que pertencia a este povo. Porém ele não matou os melhores bois e carneiros e não matou o Rei AGAGUE e só destruiu o que não prestava. SAUL queria fazer uma oferta destas coisas a DEUS. Mas SAMUEL lhe disse: DEUS prefere a obediência á sacrifícios . DEUS disse a SAMUEL que estava arrependido de fazer de SAUL rei e que iria tirar dele e de seus descendentes o reinado de Israel, o próprio SAMUEL matou a espada o rei AGAGUE. SAMUEL ficou muito triste porque DEUS tiraria o reinado de SAUL. E DEUS disse a SAMUEL que iria escolher outro HOMEM para reinar ISRAEL e cuidar do povo,e ordenou a SAMUEL que fosse até BELÉM e encontrasse um homem chamado JESSÉ ,pois DEUS escolheu um de seus filhos para ser o futuro rei de Israel .SAMUEL se espantou ao ver o homem que DEUS escolheu entre todos os filhos de JESSÉ que eram altos e fortes DEUS escolheu o mais novo que era baixo sem músculos e uma boa aparência seu nome era DAVI.
Pls(3)
E para que se cumprisse a vontade de DEUS SAMUEL ungiu DAVI e o espírito de DEUS o dominou,ele ficou em BELÉM e SAMUEL voltou para RAMÁ. O espírito de DEUS deixou SAUL e um espírito mau o dominou ;sabendo disso SAUL mandou que seus empregados buscassem um rapaz que tocasse Arpa afim de ficar bem de novo, e os seus empregados sugeriram um rapaz filho de JESSÈ de BELÉM que toca muito bem arpa e SAUL mandou trazer logo o rapaz e então buscaram DAVI ,e ele ficou trabalhando para SAUL que gostava cada vez de DAVI sem saber que DEUS já tinha o escolhido como futuro Rei. E assim sempre que o espírito mau entrava em SAUL,DAVI o expulsava tocando arpa
JESSÉ já era idoso quando SAUL reinava e seus três mais filhos mais velhos estavam lutando na guerra com o exército de SAUL enquanto o seu filho mais novo DAVI ficava cuidando do rebanho do REI... Ai entra a estória de DAVI e GOLIAS Havia naquele tempo um soldado filisteu chamado GOLIAS que por várias vezes fez um desafio: que o povo filisteu seria escravo de Israel ,se um soldado Israelita o derrotasse em combate,ele zombava dos soldados Israelita pois GOLIAS tinha mais de dois metros e dez de altura e era muito forte e usava uma armadura de bronze com escudo e uma lança de sete quilos,e sempre estava pronto para guerra,nenhum soldado Israelita tinha coragem de enfrenta lô mesmo o Rei SAUL fazendo uma proposta de que o soldado que derrota -se o filisteu teria a mão de sua filha em casamento e teria muitas riquezas e sua família jamais pagaria impostos ao Rei,
.
PLS(04)
Um dia DAVI foi levar alimentos a pedido de seu pai para seus irmãos no campo de batalha .chegando lá DAVI ouviu o desafio de GOLIAS que gritava bem alto e caçoava dos soldados de Israel,e também ficou sabendo do que ganharia quem o derrotasse,e disse quem é este filisteu que desafia o exército do DEUS vivo,assim pediu a SAUL que o deixasse lutar contra GOLIAS,no começo SAUL não deixou pois DAVI era muito baixo e não era treinado para guerra,mas DAVI insistiu muito a SAUL dizendo que lutava com DEUS ao seu lado e GOLIAS não.SAUL então permitiu e DAVI foi ao campo para lutar e GOLIAS o viu e riu e disse: que o mataria fácil e daria sua carne para os animais comer, DAVI porém disse: que lutava pelo DEUS ETERNO que nunca abandona e sempre dá a vitória a seu povo,e jurou que cortaria a cabeça de GOLIAS e daria os corpos dos soldados filisteus aos animais. com uma funda e uma pedra correu em direção de GOLIAS que também vinha a seu encontro e com um golpe rápido atirou a pedra com a funda acertando a testa de GOLIAS que caiu a sua frente DAVI subiu em cima de GOLIAS Tirou sua espada e cortou sua cabeça.ai os filisteu ficaram apavorados e tentaram fugir mais os soldados Israelitas correram atrás e os mataram.DAVI ficou com as armas de GOLIAS e levou sua cabeça a JERUSALÉM. DAVI fez uma profunda amizade com JÔNATAS filho de SAUL e se casou com a filha mais nova e de SAUL e não a mais velha que era a Pretendida. porém antes disso SAUL teve muita inveja de DAVI por que ele matava dez vezes mais inimigo que SAUL e era idolatrado pelo povo por isso. E o espírito mau o dominou de novo e ele tentou matar DAVI com uma lança lançando -a contra Davi duas vezes e ele desviou as duas SAUL o afastou de si mandando DAVI ser seu .oficial de guerra tendo intenção que os inimigos matasse DAVI porém ele sempre vencia então planejou matar DAVI. seu filho JÔNATAS pediu a SAUL que não fizesse isso e lembrou que DAVI sempre foi fiel a ele ,e Saul então jurou a JÔNATAS que não mataria DAVI .porém voltou a ser possuído pelo espírito mau e SAUL com sua lança tentou espetar Davi contra a parede e DAVI escapou e fugiu e teve a ajuda de JÔNATAS para saber as intenções de SAUL que era realmente mata -lô. SAUL perseguiu DAVI e por duas vezes DAVI teve a oportunidade de matar SAUL mas não matou e cansado de fugir apareceu a SAUL e provou que poderia ter o matado porém não fez em respeito e lealdade a ele então SAUL chorou e disse que estava arrependido e errado pediu que DEUS abençoasse DAVI em seu reinado e pediu que em juramento DAVI não matasse seus descendentes e DAVI jurou. Logo após estes acontecimentos SAMUEL MORREU e foi enterrado em RAMÁ . DAVI com medo de SAUL fugiu para as terras dos filisteus pois SAUL só o procurava nas terras de Israel,e não o procuraria no meio dos Filisteus. Conta a estória que DAVI se infiltrou até iria lutar contra Israel mas os lideres faristeu não o aceitaram na guerra. SAUL consultou uma adivinha que trouxe a pedido de SAUL o espírito de SAMUEL de volta do mundo dos mortos ,porque SAUL queria perguntar a SAMUEL porque DEUS o abandonou e SAMUEL lhe disse tudo e ainda lhe disse que no dia seguinte ele e todos os seus filhos morreriam na guerra contra os Filisteus, DAVI matou os Amalequitas e as coisas que tomaram deles DAVI repartiu e mandou parte de presentes aos seus amigos lideres em Israel. Na guerra os Filisteus mataram os filhos de SAUL até JÔNATAS morreu. SAUL foi atingido com flechas e pediu para que seu carregador de armas o matasse mas ele era muito novo e teve medo então SAUL pegou sua espada e caiu sobre ela se matando para que não fosse um Filisteu que o matasse. Seu ajudante fez o mesmo.os Filisteus cortaram as cabeças de SAUL e seus três filhos e mandaram para suas cidades fazendo adoração aos seus deuses e ídolos e pregaram seus corpos numa muralha. Mais tarde o povo de JABES foi e tirou os corpos da muralha e os enterraram em JABES debaixo de uma arvore de tâmaras e jejuaram por sete dias.
O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL
SLS(01)
Neste livro tem como figura central Davi que foi o primeiro rei de Judá e depois de Israel.Depois que Saul morreu Davi virou rei primeiro de Judá e logo após Judá e Israel guerreavam por causa dos que apoiavam Davi e os que apoiavam a família de Saul, com o tempo Davi foi ficando mais forte, a figura central desta guerra era Abner oficial do exército de Saul que após ser acusado injustamente por ISBOSETE filho de Saul fez um acordo com Davi para apoia -lô com o povo de Israel para que ele se tornasse rei de Israel e Davi aceitou, e deixou que ABNER seu inimigo de guerra fosse embora em paz, mas JOABE oficial do exercito de Davi disse ao rei Davi que Abner estava tentando traI-lo para depois mata-lo mais Davi sabia que era mentira, pois JOABE tinha ódio de Abner porque ele tinha matado seu irmão ASAEL na guerra mesmo o seu irmão forçando sua própria morte contra a vontade de Abner, então num golpe de traição JOABE chamou Abner e o matou com um punhal na barriga.Depois o rei Davi ficou sabendo e amaldiçoou JOABE e toda sua geração, ao saber da morte de ABNER ,ISBOSETE ficou com medo e com ele todo o povo de Israel e logo ele foi traído por dois dos seus oficiais chamados RECABE E BAANÁ que o mataram dormindo eles arrancaram-lhe a cabeça e levaram a Davi achando estarem certos mas Davi reprovou a morte por traição pois ISBOSETE era um inocente e Davi mandou matar RECABE E BAANÁ, depois pegou a cabeça de ISBOSETE e mandou enterrar junto com o corpo.A partir da morte de ISBOSETE todas as tribos de Israel se renderam a Davi que fez um acordo sagrado com eles e eles o ungiram rei de Israel.
SLS(02)
DAVI se casou com muitas esposas e teve muitos filhos em Jerusalém um deles foi o que viria a ser o futuro rei de Israel Salomão- logo após guerreou muito derrotou filisteus entre outros Davi foi rei de Judá quando tinha 30 anos e governou por quarenta anos governou Hebron 7 anos e meio Israel e Judá, em Jerusalém 33 anos pegou apenas uma vez contra DEUS ao possuir bate-seba sabendo que ela era casada e logo depois forçando seu marido a morrer na guerra para poder casar com ela. Ele foi repreendido pelo profeta NATÁ que lhe entregou a seguinte mensagem de DEUS... Havia dois homens que moravam na mesma região,um era muito rico ,o outro muito pobre,o homem rico tinha muitas terras e rebanhos de ovelhas ,o homem pobre tinha apenas uma única ovelha que ele tinha como filha ela vivia com ele dentro de sua casa e comia de sua própria comida,um dia o homem rico recebeu uma visita e como de costume mandou fazer uma bela refeição para a visita,porém não quis matar nenhuma de suas ovelhas,então pegou a única ovelha do homem pobre para servir a sua visita. DAVI ficou furioso e disse: -juro por deus que esse homem morrerá,mas antes que ele pague sete vezes mais o que tirou do pobre homem que ele pague com a vida esse ato de crueldade.Então o profeta NATÃ respondeu: Esse homem é você rei DAVI e essa é a mensagem de DEUS a você: "Eu te entreguei meu povo e você me desprezou fazendo essa traição com aquele pobre homem chamado URIAS,para poder tomar lhe sua mulher,por ele ter morrido pela espada,a espada jamais se afastará de sua casa,sobre teus olhos tomarei tuas mulheres e as entregarei a outros em plena luz do dia. DAVI reconheceu que pecou e aceitou seus castigos, o mais pesado de todos foi quando DEUS tirou seu primeiro filho com BATE- SEBA ,depois BATE -SEBA deu a luz a seu segundo filho ;SALOMÃO. Tempos depois DAVI derrotou os amonitas. DAVI tinha muitos filhos com muitas esposas diferentes,um desses filhos era AMMON,ele possuiu a força sua meia irmã TAMAR (apenas por parte de pai) e depois a rejeitou ,seu outro meio irmão ABSALÃO ficou sabendo e mantendo segredo junto dela planejou e matou AMMON ,ABSALÃO com medo da ira do seu pai ,o rei DAVI, fugiu até que o rei se acalmasse e um tempo depois o rei sentiu sua falta e mandou busca lo. ABSALÃO fugiu por dois anos, e ao voltar traiu seu pai DAVI fazendo o povo acreditar que ele era o novo rei,DAVI pensou que o povo é que tinha escolhido ABSALÃO para novo rei,e com medo de morrer fugiu a pé com toda a sua família e junto dele todo o seu exército,algum tempo depois ABSALÃO entrou em Jerusalém com toda a sua tropa e se fez rei ,e um tempo depois houve uma guerra entre DAVI E ABSALÃO, porém DAVI pediu a JOAB que não matasse ABSALÃO seu filho,ao tentar fugir dos homens de DAVI,ABSALÃO se enroscou com o pescoço em uma arvore ficando preso nela suspenso no ar,um homem de DAVI avisou JOAB que o matou.acabando assim com a guerra do povo de Israel (dominado por ABSALÃO ) contra DAVI. DAVI chorou a morte de ABSALÃO e foi repreendido por seu oficial JOAB pois o exército de DAVI estava triste pois o rei não se alegrou com a vitória deles pelo contrário. DAVI tomou de volta seu trono com o pedido do povo de Israel. O rei DAVI nomeou AMASA novo chefe oficial de seu exército em lugar de JOAB.(pois ele matou ABSALÃO filho do rei) mas um tempo depois num golpe de traição JOAB matou AMASA com um abraço e uma espada oculta. Os Gabaonitas exigiram que DAVI deixassem eles matar sete filhos de SAUL como vingança pelo que SAUL fez com todo aquele povo ,DAVI deixou porém não deixou que matassem MIFIBOSET que era filho de JÔNATAS filho de SAUL. DAVI pecou ao mandar contar o povo,e DEUS mandou através do profeta GAT uma mensagem a DAVI - Por ter feito isso lhe castigarei, porém lhe darei o direito de escolher o seu castigo -sete anos de fome ao teu povo, uma fuga por três anos de seus inimigos ,ou três dias de peste sobre teu povo. E DAVI escolheu três dias de peste. Morreram setenta mil homens.
A ESTÓRIA DE DAVI CONTINUA EM: O PRIMEIRO LIVRO DOS REIS QUE TEM COMO FIGURA CENTRAL O MAIS SÁBIO DOS REIS DE ISRAEL 'SALOMÃO" SEU FILHO COM BATE- SEBA.
O PRIMEIRO LIVRO DOS REIS
A FIGURA CENTRAL DESTE LIVRO É SALOMÃO FILHO DE DAVI...
...Que com o fim do reinado de DAVI que já estava muito velho e antes de morrer viu ADONIAS seu filho mais velho tomar posse de seu reino mesmo sem a sua permissão, ADONIAS tinha planos de matar todos que eram fieis a Davi e fez um banquete a si mesmo com muitos convidados que gritavam "VIVA O REI ADONIAS" mas no castelo de Davi BATE-SEBA e o profeta NATA contaram ao rei o que estava acontecendo, então o rei Davi mandou chamar SALOMÃO e o ungiu rei de Israel com a benção de DEUS, depois de dias SALOMÃO mandou matar ADONIAS porem não matou ABIATAR o sacerdote que apoiou ADONIAS . Antes de morrer Davi mandou que SALOMÃO no seu reinado matasse JOABE oficial do exercito por ele ter passado para o lado de ADONIAS achando que ele seria rei e também pela morte de ABNER por traição e também e matar AMASA oficial de JUDÁ e assim foi feito . O rei DAVI morreu e SALOMÃO assim se tornou rei de ISRAEL, DAVI reinou por quarenta anos, trinta e três anos em JERUSALÉM e sete anos em JUDÁ .DAVI foi um rei muito fiel a DEUS porém por uma única vez pecou contra DEUS, ele possuiu uma mulher chamada BATE_SEBA que era casada com um soldado do exercito de ISRAEL chamado URIAS e para poder ficar com ela armou uma armadilha para URIAS marido de BATE_SEBA morrer na guerra.Então veio o profeta NATÃ em nome de DEUS e disse a SALOMÃO: Havia dois homens que viviam na mesma cidade: um era rico e o outro era pobre . O rico possuía muito gado e ovelhas enquanto que o pobre tinha somente uma ovelha que ele cuidava como se fosse uma filha, um dia o homem rico recebeu uma visita muito importante e como costume resolveu fazer uma bela refeição para a visita, mas porém não quis matar nenhum de seus animais , então pegou a unica ovelha que tinha o homem pobre e a matou e preparou com ela a refeição para a visita. DAVI então disse: este homem deve ser morto mas antes terá que pagar ao outro quatro vezes mais o que lhe tirou por ter feito o esta crueldade com o homem pobre. E então o profeta NATÃ disse: este homem é você rei DAVI e isto é o que DEUS disse para você através de mim e assim DEUS amaldiçoou o rei DAVI e como castigo apesar de DAVI aceitar que pecou tirando a vida de URIAS para ficar com sua mulher BATE_SEBA , DEUS o perdoou porém tirou a vida de seu primeiro filho com BATE_SEBA quando ainda era criancinha , tempos depois DAVI e BATE_SEBA tiveram seu segundo filho "SALOMÃO" DAVI tinha um filho chamado ABSALÃO o qual matou seu meio irmão AMNOM por ele ter possuído sua meia irmã TAMAR ,(todos filhos do rei DAVI mais com mães diferentes) DAVI jurou matar ABSALÃO mas depois o perdoou , porém ABSALÃO num golpe de traição tomou o reinado do pai, o rei DAVI que fugiu para não ser morto ABSALÃO procurou DAVI por toda ISRAEL para matá-lo , mas em um confronto JOABE oficial de DAVI matou ABSALÃO .DAVI chorou a morte de ABSALÃO ,e foi repreendido por JOABE,pois seu exército deu a vitória a DAVI . e DAVI voltou a ser rei de ISRAEL no seu reinado DAVI teve muito trabalho com um revoltado de JUDÁ chamado "SEBA" depois mandou matar todos os descendentes de SAUL porque eles matarem uma tribo de AMORREUS que era inocente e só vivia no meio de ISRAEL , mas deixou que o filho de JÔNATAS: MAFIBOSETE ficasse vivo e ainda lhe devolveu as terras que eram de SAUL seu avô, DAVI fez isso porque JÔNATAS foi seu amigo mais fiel enquanto SAUL reinava. O povo israelita pecou mais uma vez contra DEUS que mandou uma peste matando setenta mil israelitas. Antes de morrer DAVI deu suas ultimas instruções a SALOMÂO uma delas e a mais importante era de no seu reinado matar JOABE,pois ele matou durante o reinado de DAVI dois oficiais inocentes em tempo de paz eram eles ABNER e AMASA. 'DAVI MORREU E FOI ENTERRADO NA CIDADE QUE LEVAVÁ SEU NOME."DAVI.
PLR.(02)
SALOMÃO assumiu o trono fez como seu pai DAVI mandou e matou JOABE. SALOMÃO orou a DEUS que lhe atendeu e disse: para que pedisse o que quiser que ele lhe atenderia...SALOMÃO pediu apenas sabedoria, e recebeu foi o rei mais sábio que Israel já teve ou teria. Uns dos atos mais famosos da estória de SALOMÃO foi a das duas mulheres que na sua presença alegavam ser a verdadeira mãe de um a criança,SALOMÃO mandou cortar a criança no meio e dividisse as duas ,quando a verdadeira mãe se manifestou e pediu para que SALOMÃO ao invés de matar a criança a entregasse a outra mulher,esta por sua vez preferia a morte da criança,ficando assim claro para o rei quem era a verdadeira mãe. SALOMÃO casou-se com uma egípcia, ferindo assim as leis de DEUS ,sobre não se casar com estrangeiras, no reinado de SALOMÃO a população de Israel e de Judá era infinita. SALOMÃO ergueu o templo mais famoso da estória bíblica o "TEMPLO DO REI SALOMÃO" era totalmente revestido de ouro prata e madeira nobre,quase todos os objetos do templo era de ouro prata e bronze ,e tinha duas estátuas de querubins gigantes no seu interior e uma sala especial para guardar a arca do acordo. Ele levou sete anos para terminar o templo,e treze anos para terminar o seu palácio. SALOMÃO recebia de presente de outros reis enormes quantidades de ouro e prata e também impostos e por isso foi o rei mais rico de todo o mundo.uma das visitas mais importante da estória de SALOMÃO é a da rainha SABÁ,que veio com a intenção de testar a sabedoria de SALOMÃO e saiu surpreendida .SALOMÃO feriu ainda mais os mandamentos de DEUS ao se casar com mais de seíssentas mulheres estrangeiras de muitos povos. SALOMÃO foi o rei mais sábio e mais rico que Israel já teve,teve muitos bons atos,
SALOMÃO REINOU POR QUARENTA ANOS EM ISRAEL,MORREU E FOI ENTERRADO JUNTO A SEU PAI NA CIDADE DE DAVI.
APÓS A MORTE DE SALOMÃO O POVO SE DIVIDIU EM DUAS NAÇÕES O POVO DE JUDA DO SUL E ISRAEL DO NORTE .SEU FILHO ROBOÃO SE TORNOU REI EM SEU LUGAR....>>>
PRL.(03)
O ato mais famoso na estória de ROBOÃO foi quando JEROBOÃO foi com toda Israel falar com ROBOÃO: pois SALOMÃO tinha imposto um julgo pesado e lhe pediram para aliviar a servidão ,ROBOÃO pediu conselhos ao conselheiros mais velhos de seu pai SALOMÃO,que lhe aconselharam a aceitar o pedido do povo e assim teria a confiança deles,mas ROBOÃO também pediu apoio a jovens de sua idade que lhe aconselharam a não atender o pedido do povo e sim dobrar suas cargas pois eram um povo folgado e deviam ser castigados, ROBOÃO atendeu os conselhos dos mais novos e deu a noticia de sua decisão ao povo através de JEROBOÃO ,o povo se revoltou e pediu abaixo ao reinado da família de DAVI separando assim Israel de Judá transformando-as em dois povos o do sul (Judá) e o do norte (Israel) ,ROBOÃO teve que fugir para não morrer da rebelião do povo de Israel. O povo de Israel fez de JEROBOÃO rei de Israel. Em Jerusalém ROBOÃO reinava sobre o povo de JUDÁ fieis ao trono de DAVI. E por medo de o povo de Israel fosse até Jerusalém adorar e fazer sacrifícios a DEUS no templo de SALOMÃO ,JEROBOÃO teve a infeliz idéia de construir dois bezerros de ouro e pois um em Betel e outro em Dã,e disse ao povo que não precisava eles ir até Jerusalém para adorar a DEUS pois ele estava ali (nos bezerros de ouro) ele também construiu altares em lugares altos e falsos templos e colocou homens comuns para serem sacerdotes. Um homem de DEUS veio até um desses altar e os amaldiçoou,e anunciou a vinda de Josias e que ele iria desfazer tudo e todo o mal que JEROBOÃO fez e causou.Ao ouvir a profecia do homem de DEUS,JEROBOÃO lhe apontou o dedo e ordenou que prendessem o profeta,e no mesmo momento seu braço endureceu feito pedra e ele não conseguia mover o braço,então JEROBOÃO disse:-Acalma teu DEUS pede a ele que meu braço volte ao normal, e assim fez o homem e o braço do rei voltou ao normal., então o rei pediu que o homem lhe acompanhasse até o palácio para comer e descanssar, mas o homem disse: -Não pois DEUS ordenou que ele não bebesse água e nem comesse pão nem mesmo voltasse pelo mesmo caminho ao que veio.e foi embora. Este mesmo profeta foi testado por outro profeta em nome de DEUS e comeu e bebeu na casa do outro profeta e assim foi morto por um leão no caminho que voltava o mesmo a qual veio ABÍAS filho de JEROBOÃO adoeceu e JEROBOÃO mandou sua mulher até Siló consultar o profeta AÍAS O qual profetizou que JEROBOÃO seria rei. Para lhe perguntar se o menino ficaria bem. Através do profeta AÍAS DEUS disse:-Dividi Israel em dois reinos para lhe dar uma parte para que você fizesse tudo o que era bom e você fez tudo de ruim contra mim e minhas leis.por isso tirarei de Israel toda a família de JEROBOÃO e todos desta família que morrer serão devorados pelos cães e os que morrerem no deserto pelas aves do céu. E agora volte para sua casa mulher,e assim que você botar seus pés na cidade seu filho morrerá.E assim se fez. ROBOÃO filho de SALOMÃO reinou por dezessete anos em Jerusalém ficou toda sua vida em hostilidade com JEROBOÃO ,rei de Israel. Ele morreu e foi enterrado na cidade de DAVI junto a seu pai e avô .DEPOIS de ROBOÃO Judá teve muitos reis de sua geração ASSIM COMO Israel teve reis que não foram da geração de JEROBOÃO. alguns fizeram mal aos olhos de DEUS (M)) e outros o bem (B) (Estes foram enterrados na cidade de DAVI .)foram eles em Judá e Israel. ABIÃO-(B ) Judá ASA-(B) Judá durante o período que Asa reinava em Judá reinou em Israel... NADAB(M) este filho de JEROBOÃO fez muito mal aos olhos de DEUS e para que se cumprisse a profecia de AÌAS, NABAD foi assassinado por BAASA(M) filho de AÍAS que assim tornou-se rei de Israel e fez mal aos olhos de DEUS e o profeta JÉU profetizou que DEUS tiraria o reinado da mão de suas gerações ,.depois de sua morte seu filho ELA tornou-se rei mas nem deu tempo de reinar direito pois foi assassinado por seu servo ZAMBRI(M) Que assim se tornou rei,por sete dias pois o povo de Israel conspirou contra ele por ele ter traído o rei e nomeou o general do exército AMRI(M) como verdadeiro rei.ZAMBRI se trancou no palácio e o incendiou morrendo assim. AMRI fez mal aos olhos de DEUS e na sua morte ACAB (M) se tornou rei e era um rei mal o mais mal de todos de sua geração um certo dia o profeta ELIAS veio até ele e lhe disse:não terá chuva nem orvalho até que eu volte e diga. Nas estórias de ELIAS algumas se destacaram como a mulher de Samaria.a qual confiou em ELIAS quando ele pediu água e pão e ela só tinha um pouco para ela e o filho,que logo após morreu e ELIAS em nome de DEUS o ressuscitou.
PRL(04)
Depois de muito tempo ELIAS voltou depois de três anos para falar co ACAB e a cidade estava passando por uma fome horrível ,lá se encontrou com ABDIAS servo de ACAB que tinha escondido de JESABÉL mulher de ACAB que era adoradora de baal ,cem profetas de DEUS em duas cavernas e lhe dava de comer e beber lá pois JESABEL queria mata los e o ordenou que avisa se ACAB que ele ELIAS estava ali e este foi .ao se encontrar com ACAB, ELIAS disse convoca todo o teu povo e também todos os quatrocentos profetas de baal no monte Carmelo...
A estória de ELIAS e os profetas de baal talvez seja a mais importante da estória de ELIAS....Quando todo o povo e os quatrocentos profetas de baal estavam reunidos no monte Carmelo ELIAS fez um desafio: Até quando vocês vão negar a DEUS .Eu sou o único profeta de DEUS que fiquei e os de baal são mais de quatrocentos, pois tragam dois novilhos um para os profetas de baal e outro para mim, eles vão orar e pedir para seu deus baal,, e eu para o DEUS vivo,aquele que conseguir mandar fogo do céu para queimar seu novilho para sacrifício é que tem o único DEUS verdadeiro, os profetas de baal serão os primeiros e tem o tempo que precisarem. O povo gostou da idéia e assim os profetas de baal começaram a orar e pedir para baal para que mandasse fogo do céu,eles gritavam se ajoelhavam e até choravam,já tinha se passado meio dia quando ELIAS começou a caçoar deles ,e já era bem tardinha quando eles desistiram. Então ELIAS mandou que jogassem água por varia s vezes em cima do novilho e em uma valeta que ele fez em volta do novilho ,ELIAS orou e pediu que DEUS mostrasse para aquele povo quem realmente era o verdadeiro DEUS de Israel,e DEUS atendeu o pedido de ELIAS e mandou fogo do céu queimando todo o sacrifício e secando toda a água na valeta. O povo ficou espantado e se arrependeram e oravam pedindo perdão. ELIAS mandou que prendessem os profetas do falso deus.e os levou ao vale de Cison e ali os matou. Depois disso mandou que ACAB o rei fosse pois já estava ouvindo o barulho de chuva. JESABEL era mulher de ACAB e adoradora de baal uma rainha muito má e jurou matar ELIAS por ele ter matado os seus profetas,ELIAS ficou com medo e fugiu para Bersabéia e dali foi para o deserto e sentiu cansaço e pediu para DEUS para morrer.
um anjo de DEUS tocou ELIAS e mandou por duas vezes que ele levantasse e comesse e ele comeu e se sentiu forte ,e caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar a Hored a montanha de DEUS ,e lá DEUS perguntou o que ele estava fazendo ali,e ele disse o que fez com os profetas de baal e que agora JESABEL queria o matar ,e DEUS mandou que ele voltasse até Damasco e ungise HAZAEL rei da Síria .e JEÚ como rei de Israel. E ELISEU como profeta em seu lugar,para que todos aqueles que não forem mortos pelas mãos de HAZAEL serão pelas mãos de JEÚ e os que escaparem de GEÚ serão mortos por ELISEU ,mas DEUS deixaria vivo em Israel sete mil homens que não dobraram os joelhos a baal. BEM-HADAD era rei da Síria e exigiu um absurdo a ACAB rei de Israel que recusou a atender e assim provocando uma guerra entre Israel e Síria (que era um exercito muito maior que o de Israel) um profeta de DEUS disse a ACAB :Assim diz o senhor DEUS de Israel -Essa multidão do exercito Sírio lhe entregarei em suas mão para você ver que eu sou o verdadeiro DEUS de Israel. E DEUS e o exercito Sírio foi derrotado e correu junto com seu rei BEM-HADAD ,um ano depois ouve um novo ataque Sírio .e novamente DEUS deu a vitória a ACAB e seu exercito,BEM HADAD fugiu e foi influenciado a se entregar a ACAB para que ele poupasse sua vida., e ACAB recebeu BEM HADAD como se fosse seu irmão e lhe deu muitas terras e fez uma aliança com ele. O profeta que tinha dito que DEUS entregaria por duas vezes a Síria para Israel foi ao encontro de ACAB ele tinha mandado que outro lhe desse um soco e ferido com um pano no rosto para não ser conhecido por ACAB lhe disse: -Meu senhor estava eu vigiando um prisioneiro da sírio quando me descuidei e ele fugiu ,meu oficial disse que me mataria se eu deixasse ele escapar.E ACAB lhe disse: -Esta é tua sentença tu mesmo a pronunciaste. Pois sim,disse o profeta: -tu ACAB é que acaba de pronunciar a sua sentença.O profeta tirou seu pano do rosto deixando ACAB o reconhecer e disse: - E essa e a palavra de DEUS: -EU te dei a Síria e você fez uma aliança com o inimigo descumprindo assim minhas ordens.você ACAB responderá com sua vida pela vida dele. houve neste tempo um homem que vivia Jesrael chamado NABOT que tinha uma vinha a qual ACAB queria comprar,mas como era herança NABOT não quis vender e o rei ACAB voltou para casa muito irritado e chateado foi quando JESABEL sua mulher soube o motivo e disse: Afinal então não és tu rei de Israel? Pois bem eu mesma lhe darei a tal vinha. E então JESABEL conspirou contra o pobre NABOT fazendo ele morrer apedrejado por traição.e ACAB tomou assim posse da vinha. ELIAS em nome de DEUS disse a ACAB: matou um inocente e agora toma posse de sua terra pois a ele se ajuntarás,e no mesmo lugar onde os cães lamberam o sangue de NABOT lamberão o seu também ,e quanto a JESABEL os cães a devorarão em Jesrael.e tirarei de tuas mãos e teus descendentes o reino de Israel e em tua casa virá a desgraça. Porém ACAB ficou em jejum e triste não dormia e se vestia em sacos,assim DEUS mandou que ELIAS dissesse que a ele que por ter se humilhado a DEUS ,a desgraça não aconteceria enquanto ele vivesse e sim no reinado de seu filho. Depois disso houve uma guerra entre a Síria e Israel com apoio de Judá do rei JOSAFÁ ,antes de ir a guerra veio a profetizar sobre a vitória ou não de Israel e Judá,MIQUÉIAS mas este profetizava dois resultados o correto a JOSAFÁ rei de Judá e um falso resultado para ACAB rei de Israel. Fazia isso pois em nome de DEUS queria que ACAB fosse a guerra pois o seu destino estava traçado lá. Por essa falsa premonição ACAB mandou prender MIQUÉIAS.
ACAB morreu ferido na guerra por uma flecha e os cães lamberam seu sangue. JOSAFÁ foi um bom rei como quase todos os reis de JUDÁ fez sempre o bem aos olhos de DEUS .morreu e foi enterrado junto com seus pais na cidade de DAVI. JEZABEL foi morta por JEÚ no segundo livro dos reis (Cp.9 Vs. 32 &33) OCOZIAS filho de ACAB se tornou rei de Israel sua estória continua no segundo livro dos reis,neste livro pode se dividir em duas partes, 'A ESTÓRIA DOS DOIS REINOS- de 850 ac..até a quede de Samaria e o fim do reino do norte em 721 ac. -A outra parte é a estória do reino de Judá até a destruição de Jerusalém pelo rei NABUCONDONOSOR da Babilônia,isso aconteceu porque Judá e Israel tinham reis e o povo infiel a DEUS provocando a queda dos dois reinos assim tornando se prisioneiros no cativeiro da Babilônia por anos.
O SEGUNDO LIVRO DOS REIS
Destaca o arrebatamento de ELIAS para o céu, e Eliseu o profeta que ELIAS deixou em seu lugar. E os atos de GEÚ que acabou com os descendentes de ACAB e todos os adoradores de baal ,e matou JEZABEL...
Com a morte de ACAB ,seu filho OCOZIAS ficou em seu lugar,um dia caiu da janela de seu quarto que era alto e se machucou gravemente,mandou que um mensageiro fosse consultar os profetas de baal-zebub para saber se iria se curar ou morrer do acidente .DEUS mandou que ELIAS fosse encontrar o mensageiro no caminho e que entregasse o seguinte recado a OCOZIAS : por acaso Israel não tem um DEUS verdadeiro? Porque então consultar um deus falso?pois isso é o que manda falar o verdadeiro DEUS de Israel:- Por esse ato você não vai sarar,vai morrer. Os mensageiros voltaram e contaram ao rei OCOZIAS o que aconteceu e o recado de DEUS. Logo o rei deduziu que fosse ELIAS quem deu o recado,e mandou cinqüenta homens buscar ELIAS que estava sentado em cima de um monte ,um dos homens disse: -Desça daí homem de DEUS o rei quer lhe ver. E ELIAS respondeu :-Se eu sou homem de DEUS que cai fogo do céu e queime vocês. E caiu fogo do céu e matou todos os cinqüenta homens. Esse ato se repetiu por mais uma vez matando mais homens. Na terceira vez mais cinqüenta homens e um dos chefes se ajoelhou e disse: peço te homem de DEUS que se minha vida tem valor aos teus olhos não me mate nem a esses homens mas me acompanhe pois o rei quer lhe ver .Um anjo veio e falou para ELIAS: Vá e não tenha medo, ELIAS se encontrou com OCOZIAS e lhe entregou o mesmo recado que os mensageiros.e OCOZIAS morreu. Seu irmão JORÃO ficou no seu lugar. . Algum tempo depois ELIAS foi arrebatado em uma carroagem de fogo para o céu . Antes porém nomeou ELISEU como seu sucessor ,e mandou que ELIZEU pedisse algo antes de sua ida.Elizeu pediu o dobro do poder de ELIAS, que disse:Pois bem,se conseguir me ver indo para o céu terá o dobro de meu poder. Mas ELIAS foi embora e ELIZEU não conseguiu ver.ELIZEU ficou chateado,rasgou suas roupas,pegou o manto que ELIAS deixou cair e sem saber bateu forte com ele nas águas do Jordão e as águas se separaram e abriram seu meio. Os muitos filhos de Jericó viram aquilo e disseram: -O espírito de ELIAS encarnou em ELIZEU e assim o aceitaram como novo profeta o adorando,as muitas estórias e atos de ELIZEU estão neste livro e destaca se "ELIZEU" E A FONTE DE JERICÓ"-Aonde ELIZEU transformou águas impuras e venenosas,em puras. ELIZEU E A VIÚVA"-Que ELIZEU livrou dois de seus filhos da escravidão por dividas. O FILHO DA SUNAMITA- uma mulher que sempre que ELIZEU passava por aquele lugar lhe acolhia e lhe dava comida ,mas ela era infeliz pois não teve filhos e ELIZEU profetizou um filho para ela em um ano.este por ventura veio a morrer e ELIZEU o fez viver de novo. Teve também A SOPA HORROROSA- MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES CURA DE NAAMÃ- PUNIÇÃO DE GIEZI O MILAGRE DO MACHADO- INTERVENÇÃO DE ELIZEU EM FAVOR DA MULHER DE SUNÃO ...>>>
SLR(02)
Ainda teve as estórias de ELISEU E HAZAEL que quando o rei da Síria BEM-HADAD adoeceu pediu a HAZAEL que fosse ao encontro de ELIZEU e perguntasse se ele se curaria da doença. ELISEU respondeu que sim ficaria curado,mas logo morreria, foi nessa história que ELISEU chorou ao profetizar que HAZAEL seria o novo rei da SÍRIA e o mal que ele faria com o povo Israelita. No dia seguinte HAZAEL matou BEM-HADAD e ficou com o trono.
Em Judá JORÃO filho de JOSAFÁ se tornava rei ele não foi mal aos olhos de DEUS e oito anos depois morreu e foi enterrado na cidade de DAVI. Seu filho OCOZIAS ficou em seu lugar, e fez mal aos olhos de DEUS e para que se cumprisse a profecia de DEUS através de ELIAS que disse que não faria a desgraça cair sob a casa de ACAB enquanto ele estivesse vivo ( tudo isso porque JEZABEL conspirou a morte de NABOT dono da vinha que ACAB se apossou ), OCOZIAS foi morto por JEÚ junto com toda a sua família,menos a rainha mãe ATALIA.
Então JEÚ se tornou rei de Israe e para que se cumprisse a vontade de DEUS profetizada por ELIAS que disse: que era para ELIAS ungir JEÚ como rei de Israel para que os que escapassem de ELIZEU fossem mortos por JEÚ. E assim cumpriu se JÉU matou todos os descendentes de ACAB inclusive o atual rei OCOZIAS ,armou uma armadilha e matou todos os adoradores de baal em Israel matou inclusive JEZABÉL o qual o corpo os cães comeram , restou apenas a rainha mãe ATALIA que quando viu seu filho o rei OCOZIAS morto junto com todos seus irmãos por parte de pai,resolveu matar ela mesma os que ainda restaram e todos os que restaram foram mortos,menos o filho mais novo de OCOZIAS que se chamava JOÁS sua tia fugiu com ele quando ainda era criança para escapar da morte,anos depois JOJADA um sacerdote do templo fez um pacto com os centuriões do templo mostrando a eles JOAS filho de OCOZIAS e por direito rei de Israel,eles nomearam JOAS ainda criança como rei de Israel e mataram a rainha ATALIA fora de Jerusalém JOAS tinha sete anos quando começou a reinar e foi um bom rei aos olhos de DEUS ,JOAS fez muitas reformas(reparações) no templo ele usou dinheiro de impostos para pagar os trabalhadores, nesta época JOAS já tinha anos e tempos depois morreu e foi enterrado na cidade de DAVI seu filho AMASIAS ficou em seu lugar .
Em ISRAEL o filho de JÉU JOACAZ era rei e fez mal aos olhos de DEUS reinou dezessete anos e morreu foi enterrado em SOMARIA seu filho JÓAS ficou com o trono e reinou dezesseis anos e foi um rei mal aos olhos de DEUS e morreu , foi enterrado junto ao seu pai
ELIZEU ficou muito doente e antes de morrer recebeu a visita de JÓAS "rei de ISRAEL" e após morreu e foi sepultado,os MOABITAS sem saber jogaram um cadáver de um homem no túmulo de ELIZEU o cadáver tocou os ossos de ELIZEU e voltou a viver.
SLR(03)
Depois disso vieram os seguintes reis em ISRAEL e JUDÁ -AMASIAS filho de JÓAS em JUDÁ tinha vinte e sete anos reinou vinte e nove foi morto fez o bem aos olhos de DEUS > JEROBOÃO II filho de JÓAS rei de ISRAEL foi rei reinou quarenta anos e morreu fez mal aos olhos de DEUS ZARIAS filho de AMASIAS se tornou rei com dezesseis anos reinou cinqüenta e seis foi um bom rei morreu e foi enterrado na cidade de DAVI.
Depois veio ZACARIAS filho de JOROBOÃO a ser rei de ISRAEL reinou durante seis meses e fez mal aos olhos de DEUS, ele foi assassinado por SELUM filho de JABES que ficou como rei em seu lugar, mas durou pouco um mês de reinado e também foi morto por MANAÉM filho de GADI que ficou como rei em seu lugar e reinou dez anos foi um rei perverso logo que morreu seu filho PECAIA ficou rei de ISRAEL, reinou dois anos foi morto por PECÁ filho de um de seus oficiais , PECÁ ficou rei em seu lugar, OSÉIAS filho de ELA o matou e ficou rei em seu lugar.OSÉIAS foi último rei de ISRAEL reinou nove anos e fez mal aos olhos de DEUS e no seu reinado SALMANASAR rei SÍRIO o atacou e deportou toda a ISRAEL presos na BABILÔNIA tudo isso porque DEUS queria o povo que ele tirou do EGITO e pecou muito contra ele ficou longe de ISRAEL ,enquanto JUDÁ teve muitos reis ainda foram estes: JOATÃO (B) reinou 16 anos depois seu filho ACAZ (B)reinou 16 anos também e aí veio seu filho EZEQUIAS (B) reinou vinte e nove anos e depois seu filho MANASSÉS (M) reinou cinqüenta e cinco anos depois reinou seu filho AMON (M) por dois anos depois seu filho JOSIAS (B) reinou 31 anos. Depois seu filho JOACAZ(m) reinou três meses foi levado como prisioneiro pelo rei do EGITO NECAO que colocou. ELIACIM filho de JOSIAS como rei e sob seu comando cobrando impostos de JUDÁ e ainda mudou seu nome para JOAQUIM que reinou por onze anos e fez mal aos olhos de DEUS na sua morte seu filho de mesmo nome reinou por três meses e também fez mal aos olhos de DEUS .
O EXILIO DA BABILÔNIA
Foi no reinado de JOAQUIM filho de JOAQUIM que NABUCODONASOR rei da BABILÔNIA invadiu JERUSALÉM quebrar todos os objetos de ouro do rei SALOMÃO e levou todos os pertences do templo de JERUSALÉM e aprisionou toda JUDÁ com seu rei JOAQUIM na BABILÔNIA NABUCODONASOR colocou o tio de JOAQUIM, MATANIAS e mudou o nome dele para SEDECIAS ele reinou durante onze anos em JERUSALÉM foi um rei mal aos olhos de DEUS. SEDECIAS se revoltou contra NABUCODONASOR no novo ano de seu reinado, degolou seus filhos na presença dele, lhe furou os dois olhos e lhe prendeu na BABILÔNIA depois disso mandou seu oficial NABUDARDÃ incendiar o templo do rei e levar os, JUDEUS pobres que ele tinha deixado ficar em JERUSALÉM e depois fez um massacre matando sacerdotes escribas encarregados da terra depois entregou um pouco de gente que restava em JUDÁ ao GOVERNADOR GODOLIAS quando já estava preso a trinta e sete anos no cativeiro da Babilônia JOAQUIM foi libertado pelo atual rei da SÍRIA EVIL-MERODAC que estava a menos de um ano no trono ele fez JOAQUIM vestir roupas de rei e comer a sua mesa pelo resto da vida de JOAQUIM .
O segundo livro dos reis ainda trás as histórias do descobrimento do texto da lei pelo sumo sacerdote HELCIOS e entregue a SAFÃ o qual leu ao rei e este pediu consulta a PROFETISA HOLDA a qual profetizou a destruição de JUDÁ e seus habitantes pelo abandono do povo a DEUS,isso no reinado de JOSIAS nos texto atrás logo após o segundo livro dos reis vem o livro crônicas um,e dois.
CRÔNICAS I
O Primeiro livro de crônicas é o primeiro de dois livros "NARRATIVOS" (o outro é crônicas II) que narra de novo os acontecimentos dos livros de: REIS I e REIS II e SAMUEL I e SAMUEL II mais de um ponto de vista diferente com destaque para as conquista de DAVI e seu filho SALOMÃO junto com a morte de SAUL e seus descendentes as reformas de JOSAFÁ, EZEQUIAS, E JOSIAS começa com os descendentes de ADÃO, NOÉ, SEM, ISMAEL, ESAÚ, até ESAÚ e DAVI e SALOMÃO, narra os primeiros moradores das tribos e reinos de ISRAEL, o começo da adoração no templo até as mortes dos reis ESAÚ DAVI.
CRÔNICAS II
O Segundo livro de Crônicas é o segundo de dois livros narrativos (O primeiro foi Crônicas I) que narra de novamente os fatos de Reis I e II destacando as conseqüências do reinado de SALOMÃO o uso de sua sabedoria para o bem do povo suas riquezas,pois era o rei mais rico que já existiu em Israel, destaca também a construção do templo , a vinda da arca do acordo de volta a Jerusalém,a aparição de DEUS a SALOMÂO ,a visita da rainha SABÁ e depois da morte de SALOMÂO os seus sucessores ,conta novamente a estória de ROBOÂO filho de SALOMÃO ao qual negou o pedido de abaixar o cargo de trabalho de ISRAEL e ignorou os conselhos dos mais velhos ,os conselheiros de seu pai e acatou o conselho de mais jovens de sua idade,e acabou invocando a ira do povo contra seu reinado e dos descendentes de DAVI a partir daí JEROBOÃO filho de NABAT ficou com o trono e Israel e Judá se dividiram o reino do norte (Israel) e o reino do sul (Judá) o reino do sul ficou fiel ao reinado de DAVI e seus descendentes, CRÔNICAS II ainda conta as estórias dos reinados de todos os reis de Judá e Israel depois da divisão dos reinos suas reformas,guerras,conquistas até o exílio para a Babilônia feita pelo rei da Babilônia NABUCODONOSOR no reinado de JOAQUIM irmão de JOACAS e filho de JOSIAS , e por ultimo conta a estória da libertação de toda Israel junto com seu rei, CIRO rei perca foi quem os libertou por inspiração divina.
ESDRAS
O Livro de ESDRAS é a continuação do livro de Crônicas II ele fala da volta do primeiro grupo de Israelitas que foram libertados da Babilônia pelo rei Perça CIRO. E destaca a reconstrução do templo de Jerusalém e sua reinauguração .O livro leva o nome de ESDRAS por ele ter sido um homem estudioso das leis de DEUS , ESDRAS voltou do exílio da Babilônia dirigindo o segundo grupo de Israelita para Judá isto já no reinado de ALTAXERXES rei perça . ESDRAS era descendente de ARÃO o sacerdote irmão de MOISÉS, e era filho de SERAIAS .
ESDRAS recebeu uma carta de ALTAXERXES para que ele voltasse a Jerusalém junto com quem quisesse ir (Só Israelitas) e que ele fiscalizasse se os Israelitas estavam seguindo as ordens de CIRO ex rei perça que os libertou para que voltassem para Jerusalém afim de servir a DEUS no templo e levar sem erros as leis de DEUS.
ESDRAS também fez com que todos os Israelitas que fossem casados com estrangeiras se divorciarem e as devolvessem para seus reinos de origem , pois era para ser seguido severamente as leis de DEUS que proibiu o povo Israelita de se casarem com estrangeiros,pois elas levariam todos a pecar e adorar outros deuses,Assim algum tempo depois todos os Israelitas que eram casados com estrangeiras se divorciaram na frente de oficiais e juízes de Judá e mandaram embora as mulheres estrangeiras junto com seus filhos, ESDRAS fez isso porque foi encarregado por ALTAXERXES a fiscalizar e fazer o que fosse preciso para que as leis de DEUS fossem seguidas severamente como ordenava o decreto de CIRO ex rei perça, ESDRAS fez seu trabalho sem erros fazendo assim o bem aos olhos de DEUS.
NEEMIAS
O Livro de NEEMIAS conta a sua estória narrada por ele mesmo,ele era filho de HACALIAS morava em Susã na época que ALTAXERXES era rei da Pérsia .NEEMIAS era um tipo de mordomo do rei era ele quem provava comida e bebida antes do rei as consumir,por ser fiel ao rei NEEMIAS tinha em si os bons olhos do rei ou seja, uma simpatia.Conta ele que mandou vir de JUDÁ um de seus irmãos e quando perguntou pelas coisas como estavam seu irmão relatou os destratos e dificuldades que seu povo passava, foi então alguns meses depois quando o rei lhe viu muito triste e lhe perguntou o motivo ele relatou tudo o porque de suas tristezas o rei ALTAXERXES disse:o que quer que eu faça para te ajudar , foi quando NEEMIAS pediu para o rei lhe libertasse para voltar a JERUSALÉM pois queria reconstruir o muro, o rei o liberou e mandou carta aos reis vizinhos pedindo passagem em PAZ para NEEMIAS,e também abrigo e comida quando fosse preciso. E Mandou que acompanhasse NEEMIAS alguns oficiais e uma cavalaria, o rei mandou que um guarda da floresta para que fornecesse madeira para fazer os portões da muralha NEEMIAS, Junto com os oficiais chegaram em três dias a JERUSALÉM e começaram a reconstrução da muralha de JERUSALÉM a qual NABUCODONASSOR destruiu NEEMIAS tinha inimigos que não queriam a reconstrução das muralha eram eles SAMBALATE, TOBIAS e um árabe chamado GESÉM que tentaram impedir até conspiraram em falso ao rei persa em vão, na reconstrução da muralha foram muitos ISRAELITAS entre sacerdotes e grupos de família cada qual responsável por um trecho da muralha, foram muitos homens trabalhando em turnos e muitos cuidavam contra os inimigos, alguns cuidavam com uma mão e a outra trabalhavam, NEEMIAS também foi .
NEEMIAS também foi nomeado como governador de JERUSALÉM pelo rei perça ALTAXERXES. Um dos atos de NEEMIAS que chamou atenção na história foi a sua confissão como oração, as famílias que ficaram morando em JERUSALÉM foram sorteados de uma de cada dez famílias, os que saíram ficaram nas cidades em volta, só as autoridades de ISRAEL ficaram na cidade sem sorteio, depois da inauguração das muralhas o povo foi dividido os levitas foram registrados, foi feita uma divisão dos serviços no tempo a história de NEEMIAS termina com uma frase dita por ele: "Lembra de tudo isso, meu DEUS e me a abençoa."
ESTER
A história de ESTER é uma das mais fascinantes histórias do velho testamento...
ESTER era uma judia órfã de pai e mãe que morava com seu primo MORDECAI que a adotou e a teve como filha em sua casa eles moravam em SUSÃ, MORDECAÍ foi prisioneiro na BABILÔNIA na época de NABUCODONOSOR, nesta época o rei XERXES (ALTAXERXES) fez um banquete para o povo e na festa já estava alegre por causa do vinho e mandou que buscassem a rainha VASTI para exibi-la ao povo, a rainha VASTI porém se recusou a ir e o rei ficou irado, e foi aconselhado a tirar de VASTI o posto de rainha , e assim fez, e mandou uma carta a todos as províncias para que os homens olhassem sua atitude e nela se espelhassem ou seja: dentro de suas casas tivessem sempre a última palavra. Um dos seguidores mais fiéis do rei algum tempo depois deu a idéia ao rei para que se trouxesse de todos os lugares as mais belas virgens para o rei e a que mais agradasse ao rei fosse feita rainha, o rei gostou da idéia e assim foi feito. MORDECAÍ o judeu ficou sabendo do pedido do rei e levou até o PALACÍO ESTER, e pediu para que ela nunca falasse que era judia e nem seus parentes. ESTER agradou rapidamente, HEGAI chefe do harém do rei e ele a ajudou a se produzir pois ele sabia do gosto do rei porém o tratamento de beleza delas antes de estar na presença do rei era de um ano, quando completado este período cada moça podia pegar e vestir o que quisesse entre ouro , pérolas ,etc...E se apresentavam ao rei a tarde e se o rei não gostasse elas iriam embora já pela manhã, ESTER foi a presença do rei simples sem jóias e o rei a coroou como rainha logo deu um banquete e festas para comemorar.
MORDECAÍ tinha um cargo no governo do rei e ficou sabendo do plano de dois soldados que queriam matar o rei, MORDECAÍ contou a ESTER que contou ao rei e este mandou matar os soldados, depois disso o rei nomeou HAMÃ como primeiro ministro..
HAMÃ era descendente do rei AGAGUE, e o rei XERXES mandou que todo o pois se ajoelhassem diante de HAMÃ, porém MORDECAÍ nunca se ajoelhava nem quando foi ameaçado por HAMÃ por não se ajoelhar pois era judeu e só se ajoelhava diante de DEUS, HAMÃ fez de MORDECAÍ seu inimigo mortal e planejou matar ele e todos os judeus de todas as províncias convenceu o rei quando lhe pediu a permissão para castigar um povo com a morte pela desobediência as ordens do rei este ficou irado ao saber que havia ali um povo que desobedecia suas ordens e o autorizou a matar todos.
ETR(02)
MORDECAÍ soube e ficou revoltado e com medo e pediu ajuda a rainha ESTER, antes porém o rei perguntou a HAMÃ o que ele como rei deveria fazer para recompensar alguém a qual o rei deveria dar uma honra, HAMÃ achou que o rei estava falando dele e disse que o rei deveria glorificar este homem o vestido com roupas reais deveria também colocar-lo no cavalo do rei e mandasse que o homem do rei gritasse pela cidade que é assim que o rei honra o homem a quem tem honra, o rei respondeu a HAMÃ então assim seja mande chamar MORDECAÍ e faça com ele tudo o que me disse para fazer grite pela cidade o que você disse que era justo gritar pois MORDECAÍ salvou minha vida ao me avisar dos planos dos soldados de me matar... Assim foi e HAMÃ se humilhou enquanto puxava o cavalo do rei montado por MORDECAÍ vestido de realeza.Logo depois o rei mandou as cartas as províncias mandando em um dia "x" que todos as judeus fossem mortos e ESTER arriscou sua vida entrando na sala real aonde quem entrava ou o rei aceitava apontado-lhe o cajado ou caso o contrário era morto... O rei viu a rainha ESTER ficou feliz em ver ela e lhe apontou o cajado mostrando que ele permitiu sua entrada e o logo lhe disse: Minha rainha diga o que queres e eu lhe darei nem que seja metade do meu reino, a rainha respondeu:Meu rei quero que compareça a um banquete que irei dar lá lhe farei meu pedido e quero que convide HAMÃ se encheu de orgulho ao saber que a rainha queria sua presença no banquete, logo mandou fazer uma forca em seu quintal pois pediria ao rei que lhe entregasse MORDECAÍ para ser enforcado, no dia do banquete o rei estava ansioso e logo perguntou qual era o pedido de ESTER e qual fosse ele atenderia: ESTER disse então: Meu rei só tenho um único pedido a fazer e não é metade do seu reino, peço que me deixe viver e junto comigo meu povo pois uma pessoa quer minha morte e a de meu povo esta pessoa conspirou falsamente contra mim e meu pai adotivo MORDECAÍ, e assim ESTER contou tudo ao rei sobe seus parentes, MORDECAÍ e que era judia... O rei ficou furioso e disse quem é este que quer a morte de minha rainha me diga agora. É HAMÃ, ele é este perverso conspirador que quer a morte de todos os judeus, o rei ficou furioso e decepcionado e mandou enforcar HAMÃ na forca que ele fez para MORDECAÍ, logo então fez de MORDECAÍ governador e dono de todos os bens de HAMÃ, logo ESTER mandou cartas a todas as províncias e em todas as línguas que todos os judeus se defendessem de seus inimigos que os matassem e ficassem com seus bens e assim no dia marcado para a matança dos judeus eles reagiram e mataram todos seus inimigos, Este dia é comemorado até hoje pelos judeus como o dia do "PURIM" Pois foi o dia em que HAMÃ tirou na sorte a data da matança dos judeus foi no primeiro mês do ano doze do reinado de XERXES era o dia "13" e quando se tirava qualquer coisa na sorte chamava-se "PURIM"e os judeus comemoram no dia 14 e 15 esta festa da vitória dos judeus . MORDECAÍ se tornou o segundo homem mais respeitado da PERÇA o seu cargo só era menor que o do rei , ESTER ficou marcada na história dos judeus pois sua vida em risco ao entrar na sala do rei a qual só era permitida a entrada com a autorização de XERXES caso contrário quem entrasse era morto, a não ser que XERXES permitisse viver, desafiou HAMÃ tudo em nome do seu povo teve coragem de pedir ao rei que revogasse sua decisão de matar os judeus e fez desse povo um povo respeitado na época Inclusive na devoção a DEUS.
O LIVRO DE JÓ
Um dos livros mais questionados e intrigante da história do velho testamento e o livro de JÓ.
A leitura do livro de JÓ é interpretada por cada pessoa pois de cada três pessoas que leram uma entende diferente outra não entende como DEUS permitiu e outra entende a "verdade" antes de escrever o resumo da história de JÓ é preciso ter a cabeça aberta e aceitar pois JÓ provavelmente não "existiu" não existem registro na bíblia sobre os pais de JÓ nem de seus descendentes a bíblia fala só o nome de suas três filhas e que foram as mais belas mulheres daquela época, a bíblia fala que JÓ era antes da desgraça o homem mais rico do oriente e depois da desgraça muito mais rico, mas um homem muito rico deixa heranças e herdeiros que poderiam ser considerados realezas pois JÓ era mais rico que reis, porém estes herdeiros também não existiram. O hagiógrafo ou seja o homem que escreveu "JÓ"usou parábolas histórias para mostrar e tentar fazer e transmitir ao leitor que "DEUS escreve certo por linhas tortas", Porque realmente DEUS jamais deixaria o DIABO entrar no céu e o desafiar, ou seja usar uma pessoa boa e generosa e totalmente fiel a DEUS a sofrer uma dor insuportável que é perder todos os filhos, depois bens ainda ter lepra, ou seja, então que DEUS fez uma aposta com o diabo e colocou JÓ a prêmio, e o que é pior em um dialogo com um de seus três amigos JÓ se revolta contra DEUS e diz absurdos e pragas contra DEUS, então DEUS perdeu a aposta?Sim , mas mesmo assim perdoa. JÓ e lhe faz ser feliz de volta...dando-lhe riqueza e filhos de novo, mas e a dor de JÓ pela perda de seus primeiros filhos sumiu? Pois então se uma pessoa "leiga" ler o livro de JÓ e se basear que para se ser fiel a DEUS terá que sofrer e perder seus filhos, o mundo seria inteiro contra DEUS.
O livro de JÓ é uma parábola deve ser considerado que é uma maneira que o hagiógrafo autor do livro usou para mostrar que DEUS está presente na dor e no sofrimento e que as vezes quer que a gente siga os caminhos dele que são diferentes das que a gente quer seguir, pois se você parar para pensar vai ver que é no sofrimento que as pessoas buscam DEUS, ou seja num dia feliz aonde tudo deu certo raramente uma pessoa "ora" agradecendo, mais em um dia infeliz aonde deu tudo errado a pessoa "ora" pedindo ajuda a DEUS. No livro de JÓ o hagiógrafo quer passar isso e usa JÓ como personagem a qual "quer ele impressionar as pessoas ou, mais que isso chocar e mostrar que por mais que demore a alegria e felicidade sempre vem depois da dor quando a pessoa acredita que a única solução é DEUS.
LJ(02)
A história de JÓ é curta e simples JÓ era um homem obediente e fiel a DEUS, ele é o homem mais rico do oriente, tinha dez filhos era muito feliz até o dia em que DEUS recebeu a visita do diabo ao qual DEUS disse a ele que JÓ era muito fiel porque DEUS o protegia e dava tudo que era bom a ele só por isso e se ele tirasse tudo de JÓ ele se revoltaria e iria contra DEUS, e DEUS permitiu que o diabo tirasse a família de JÓ suas riquezas e ainda JÓ foi castigado com lepra ele sofreu muito e por muito tempo não colocou a culpa em DEUS pelo contrário sempre orava agradecendo a DEUS, JÓ tinha três amigos a qual vieram lhe visitar e ficaram horrorizados ao verem JÓ leproso ele chegava a coçar as feridas com cacos de vidro seus três amigos eram: ELIFAS, BILDADE e ZOFAR JÓ teve diálogos com eles que tentavam achar uma resposta para DEUS ter castigado JÓ um dizia que era algum motivo do passado, outro dizia que era por causa de seus filhos etc...diziam que DEUS tinha uma razão e JÓ tinha que orar e pedir perdão, mas nenhum deles sabia da verdade e chegou o dia de seu nascimento e praguejou contra DEUS e desejou morrer logo... JÓ se arrependeu orou pediu perdão por suas palavras e DEUS ouviu, fez JÓ se curar e ter uma nova família e muita mais rico do que ele já tinha sido antes.
O livro de JÓ se baseia diretamente a SUS dialogo com seus três amigos que DEUS pretendia castigar mas JÓ orou e pediu por eles e DEUS aceitou JÓ morreu muito velho e feliz.
SALMOS
O livro de SALMOS é uma coleção de 150 cantícos e poemas, o períodos em que foram escritos variam muito e começou a ser escrito aproximadamente 1440 ac , são poemas de louvor, súplicas, pedidos, arrependimentos, cantados ou orados em forma de acontecimentos, a maioria dos salmos são atribuídas a DAVI que escreveu pelo menos 73 desses poemas e AZAFE foi autor de pelo menos 12 os filhos de CORÁ escreverem nove e SALOMÃO uns dois e 51 salmos são de autoria anônima.
Esses SALMOS eram usados pelo antigo ISRAEL como hinário no templo de JERUSALÉM e hoje são usados como orações em nosso tempo o mais famoso dos SALMOS É O 90 "AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTISSIMO: Á SOMBRA DO ONIPOTENTE"...
O SALMOS são escritas da BÍBLIA CRISTÃ e são usadas por CRISTÃOS, JUDEUS E ISLAMITAS porém nem todos acreditam nos SALMOS.
PROVERBIOS
O livro de PROVERBIOS são por escrito os conselhos do mais sábio rei que já existiu na história da Bíblia, o rei SALOMÃO, porém estudiosos bíblicos acreditam que foram escrito pelo próprio SALOMÃO com ajuda de dois seguidores, mas esta teoria não é confirmada.
O livro de PROVÉRBIOS são muitos conselhos deste rei, principalmente para os jovens em idade, são dicas e conselhos preciosos sobre a vida com DEUS e sem ELE sobre os pais e sobre o trabalho, sobre a vida em matrimonio e o mais importante e precioso ensinamento de como ser um sábio e usar a sabedoria, também conselhos de como usar certo e generosidade e a educação, como ser fiel a DEUS e levar a vida no caminho certo.
O livro de PROVÉRBIOS também pode ser considerado um livro de super alto ajuda pois ao mesmo tempo em que dá sábios conselhos, estimula e ensina a viver certo, mostra os acontecimentos de fatos nos quais dá também o resumo de cada conselho, no livro de PROVÉRBIOS não há um conselho de total destaque ou uma história destacada todos os 31 capítulos são de total destaque. SALOMÃO ainda tem destaque em mais dois livros: o de SALMOS no qual SALOMÃO escreveu no mínimo dois e em ECLESIASTICO.
ECLESIASTES
É um livro onde tem como figura principal novamente SALOMÃO que com suas próprias palavras fala de como é um homem com DEUS e sem ELE SALOMÃO usa suas histórias e teorias de um jeito de enxergar a vida na qual no início afirma que tudo é ilusão e nada mais do que ilusão pois não há um sentido nesta vida para um homem sem DEUS e ele conta como sua própria história dizendo coisas como: de que adianta trabalhar a vida toda duramente se no final nada levará , e outras pessoas ficaram com suas coisas e tudo o que com sofrimento você conseguiu.
SALOMÃO também usa a natureza para se expressar dizendo:"O vento vai para o norte e sul e volta, porém nunca para, e sempre volta, os rios sempre correm em direção ao mar, mas o mar nunca se enche de águas do rio e os rios nunca secam, sempre estão ou voltam a ficar do mesmo jeito, e não há nada de novo debaixo do sol. SALOMÃO também usa o homem e sua história para se expressar dizendo: não há nada na vida de um homem, que não houve ou haverá na vida de outro homem, e este não. fez nada que outro não fez ou não fará, não ouviu ou falou também, por isso nesta vida tudo é ilusão ---SALOMÃO conta também que tentou entender e fazer entenderem a vida, sendo vaidoso tendo várias mulheres , e bebendo muito até ficar alegre mas veio a lúcides e tudo não passou de ilusão.
SALOMÃO também disse que viu o mundo e tudo que viu foi violência entre opressores o oprimidos o mundo sem dono e cada um por si mesmo assim o dia nasce cresce e morre o sol vai e a lua vem é tudo ilusão.
SALOMÃO foi o mais sábio dos reis por isto passou a ver e a enxergar que esta vida era sem DEUS e só depois se deu conta de como era vida com DEUS e passou a dizer tudo o inverso do que disse, e viu e contou as maravilhas do mundo passou a enxergar com outros olhos a natureza que era tudo obra de DEUS e o trabalho era nobre, porém o tesouro e riquezas que um homem tem que juntar e para céu e não para terra, e no livro de ECLESIASTES passou a dar conselhos para todas principalmente jovens e chegou a uma conclusão que está no capítulo 12 versículo 13.14....
v13- Em conclusão: tudo foi bem entendido, teme a DEUS e observa seus preceitos, e é esse o dever de todo homem v14- DEUS fará prestar contas de tudo que está oculto, e todo o ato, seja ele bom ou mal.
CÂNTICOS DOS CÂNTICOS
Este livro é quase como o livro de salmos,é uma coleção de poemas,porém são poemas de "amor" e em algumas traduções este livro é chamado de o Cântico de Salomão, estes poemas escritos neste livro são cantadas ou seja, são canções de poemas,por isto o nome de cânticos,estes poemas eram e ainda são usadas em festas e casamentos relegiosos, e são interpretadas pelos judeus como um retrato de DEUS como esposo do povo (Jerusalém) já alguns Cristãos interpretam como o relacionamento de CRISTO com a Igreja,ainda existe uma terceira interpretação de outros aonde acham ser estes poemas ensinam apenas a dignidade e a importância do amor e afeto humano,seja como for este livro poderia não ter sido incluído nos livros sagrados do velho testamento,porém acredita se que foi incluso pela pureza e talvez tenha ensinamentos sobre o casamento e a santidade que ele representa,pois o casamento foi instituído por DEUS.
Este livro tem 8 capítulos com vários poemas sobre a mulher,o marido os cânticos se titulam somente de: Esposa,Esposa e coro.
ISAIAS
O livro de ISAIAS é um livro "profético" e conta a história do maior profeta ou o mais importante profeta da BÍBLIA.
ISAIAS nasceu em Jerusalém por volta de 560 Ac. era de família nobre e um homem de excelente cultura.
ISAIAS começou a profetizar no ano da morte de OZIAS (rei de Judá) e profetizou durante o reinado de OTAM, ACAZ E EZEQUIAS esse foi um período muito conturbado. O livro de ISAIAS é junto com o livro dos SALMOS o mais citado no novo testamento e foi ISAIAS quem profetizou pela primeira vez a vinda de um messias ou seja: JESUS CRISTO em ISAIAS cp.9 vc.6 e 7, e também profetizou o pecado do povo contra JESUS e seus sofrimentos e sua crucificação em: ISAIAS cp.53 vc.1,2,3,4,5,6,7,8,e 9 e é no versículo 5 que está uma das partes mais chocantes e bonitas da BÍBLIA."Ele foi ferido pelos nossos erros esmagado pelos nossos pecados e pelas suas feridas fomos curados".
ISAIAS profetizou contra a idolatria do povo a falsos deuses e contra uma aliança com o povo infiel, e a vinda de JESUS e sua morte junto com o plano de DEUS isso do capitulo 1 ao 39 sua profecia era de alertar o povo que seu maior pecado e perigo está em não ter fé em DEUS e profetiza para que voltem para DEUS deixem seus falso deuses e vivam uma vida de lealdade a ELE, de honestidade e compaixão e sempre seguir a suas leis ISAIAS profetiza do capitulo 40 ao 55 diretamente aos exiliados da BABILÔNIA , ele diz que DEUS tem um plano para esse povo que é escravo da BABILÔNIA, ele diz a esse povo que DEUS os libertará para começarem vida nova fora do cativeiro. ISAIAS profetiza do capitulo 56 ao 66 na sua maior parte em conselhos aqueles que voltaram do cativeiro e estavam em JERUSALÉM DEUS insiste Para que eles sejam honestos e sigam suas leis e que se dediquem a oração .
No capitulo 61 versiculo 1 e 2 foram usados por JESUS CRISTO no principio de seu ministério que anunciar sua missão e está em LUCAS 4.16-21.
O livro de ISAIAS termina parecido com um julgamento final, este livro é tido pelo cristianismo como livro profético.
No livro de LUCAS 4.16 ao 21 foi concretizado a profecia de ISAIAS que profetizou no seu livro em ISAIAS 61.1 e 2, pelo própria boca de JESUS CRISTO.
JEREMIAS
JEREMIAS foi um dos mais importantes profetas da história bíblica ele nasceu por volta de '646 a.C. em ANANOT próximo a JERUSALÉM. Ele começou a profetizar quando tinha mais ou menos 20 anos de idade lá por volta de '626 a.C, isso foi durante o reinado de JOSIAS e foi até o reinado de JOAQUIM e SEDECIAS todos reis de JUDÁ ,foi durante este tempo que JERUSALÉM e JUDÁ foram conquistadas pela BABILÔNIA do rei NABUCODONOSOR ,primeiro em '598 a.C. e mais uma vez em 587 a.C.
JEREMIAS foi poupado do exílio da BABILÔNIA e ficou em JUDÁ com seu amigo intimo o governador de JUDÁ 'GODOLIAS'
JEREMIAS profetizou contra o povo e contra seus falsos deuses por causa destas adorações e a infidelidade do povo contra DEUS todos viraram as costas e só fizeram o que desagradava a DEUS ,JEREMIAS profetizou contra JUDÁ e JERUSALÉM anunciando que se renunciassem e voltassem a DEUS pois caso o contrário o castigo seria o mais duro o possível,ele profetizou também contra os falsos profetas que mentiam para o povo que tudo ficaria bem quando tudo ficaria mal,ele dizia ao povo com as palavras de DEUS que JERUSALÉM iria cair mas ainda daria tempo de salva-la bastava o povo se arrepender, porém eles não lhe davam ouvidos mesmo sofrendo os castigos no cativeiro eles preferiam dar ouvidos a falsos profetas que diziam estar falando em nome de DEUS. JEREMIAS não sentia orgulho de profetizar em nome de DEUS e sim desgosto pois ele só levava noticias ruins de desgraça e ameaças ao povo, e era odiado por isso chegava a ser agredido e até ameaçado de morte,e chegou a ser preso por profetizar, no livro de JEREMIAS no capitulo 31 versículo 30 ele fala que : CADA UM PAGARÁ PELOS SEUS PRÓPRIOS ERROS (pecados) ou seja ninguém mais pagaria pelos erros dos outros nem DEUS castigaria os filhos pelos erros dos pais como era antes, e no capitulo 30 do versículo 32,33 DEUS fala através de JEREMIAS que logo chegará o dia em que ele fará uma "NOVA ALIANÇA" com o povo de Israel não é uma aliança como aquela da saída do EGITO,seria uma aonde o sacrifício seria perfeito e não aqueles sacrifícios nojentos com animais etc...e ele colocaria as suas leis no interior de cada pessoa e as escreveria no coração do povo ,e o povo será o "seu povo" e ele o DEUS de todos, e também diz no livro de JEREMIAS que ele fará vir um verdadeiro descendente de DAVI que fará tudo que é certo e justo.
JEREMIAS profetizou tudo isto entre' 626' A' 587' a.C. e as profecias dos capítulos 31,32,33 é a vinda de JESUS CRISTO a sua nova aliança com o povo o sacrifício perfeito foi sua morte na cruz,e através dele escreveria suas leis no coração de todos os povos inclusive dos estrangeiros ou seja de qualquer um que aceita-se JESUS CRISTO como filho de DEUS e salvador de todos ,o mais justo de todos os homens. E é baseado nesta profecia que em "MATEUS" Jesus fala:- NINGUEM VAI AO PAI SE NÃO POR MIM.
Acredita se que JEREMIAS tenha morrido no EGITO em 580 a.C. para onde fugiu após assassinato de GODOLIAS ,no reinado de ZEDEQUIAS Jerusalém caiu e tempos depois o templo foi destruído e o povo de Judá levado para a BABIÔNIA,COMO Jeremias profetizou.
LAMENTAÇÕES
É uma coleção de cinco livros de poemas nos quais o povo chora a destruição de JERUSALÉM no ano de '586 a.C. quando o pais tinha sido destruído e o povo levado como prisioneiro para o exílio da BABILÔNIA é um livro triste que até hoje é usado pelos judeus como forma de oração e para que não se esqueçam dos pecados que cometeram e a destruição de JERUSALÉM este livro se divide em cinco partes
•1- As tristezas de JERUSALÉM
•2- DEUS castiga JERUSALÉM
•3- Castigo arrependimento e esperança
•4- JERUSALÉM arrasada
•5- Oração pedindo misericórdia
EZEQUIEL
Profeta Bíblico, Ezequiel desenvolveu a sua atividade profética na Babilônia entre os anos 293 e 571 a.C., representando a passagem do profetismo pré-exílio para o período pós-exílio. De fato, a sua atividade desenvolveu-se em plena fase que antecedeu a destruição de Jerusalém (em Janeiro de 586 a.C.) e durante o período de cativeiro na Babilônia.
Deve ter nascido por volta do ano 620 a.C. em Jerusalém durante o reinado do rei Josias. Em 597 a.C., por altura da primeira deportação, foi para a Babilônia com a sua família, tendo-se instalado em Tel-Aviv, junto ao rio Eufrates, local onde se formou a primeira colônia de exilados.
O seu livro bíblico (chamado Livro de Ezequiel e classificado pela Bíblia Cristã como livro profético) pode dividir-se em cinco partes: Vocação para o Profetismo; Oráculos de Ameaças contra Judá e Jerusalém; Oráculos contra as Nações; Oráculos de Salvação para Israel; O Novo Reino de Deus.
Na Bíblia evangélica (segundo EZEQUIEL) DEUS se dirijia a ele como "homem mortal" e na católica como "filho do homem" ou seja DEUS não mencionava seu nome. O livro de Ezequiel é tão importante como o de IZAIAS e JEREMIAS,e uma das partes mais interessantes deste livro são as visões de EZEQUIEL que são difíceis de descífrar e são estas:
1-(Ezequiel 1:4) - Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo. (Ezequiel 1:5) - E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem. (Ezequiel 1:6) - E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. (Ezequiel 1:7) - E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido. (Ezequiel 1:8) - E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. (Ezequiel 1:9) - Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente. (Ezequiel 1:10) - E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro.
(Ezequiel 1:11) - Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas cobriam os corpos deles.
(Ezequiel 1:12) - E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.
(Ezequiel 1:13) - E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos; (Ezequiel 1:14) - E os seres viventes corriam, e voltavam, à semelhança de um clarão de relâmpago. (Ezequiel 1:15) - E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos.
(Ezequiel 1:16) - O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda.
(Ezequiel 1:17) - Andando elas, andavam pelos seus quatro lados ; não se viravam quando andavam.
(Ezequiel 1:18) - E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor.
(Ezequiel 1:19) - E, andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e, elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas.
(Ezequiel 1:20) - Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas...>>>
(Ezequiel 1:21) - Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.
(Ezequiel 1:22) - E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças.
(Ezequiel 1:23) - E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado.
(Ezequiel 1:24) - E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, um tumulto como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas.
(Ezequiel 1:25) - E ouviu-se uma voz vinda do firmamento, que estava por cima das suas cabeças; parando eles, abaixavam as suas asas.
(Ezequiel 1:26) - E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante à de um homem, na parte de cima, sobre ele.
(Ezequiel 1:27) - E vi-a como a cor de âmbar, como a aparência do fogo pelo interior dele ao redor, desde o aspecto dos seus lombos, e daí para cima; e, desde o aspecto dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e um resplendor ao redor dele.
(Ezequiel 1:28) - Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR e vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava... (Ezequiel 2:1) - E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
(Ezequiel 2:2) - Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
(Ezequiel 2:3) - E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.
(Ezequiel 2:4) - E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS.
(Ezequiel 2:5) - E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta.
(Ezequiel 2:6) - E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e. tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde.
(Ezequiel 2:7) - Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
(Ezequiel 2:8) - Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.
(Ezequiel 2:9) - Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro.
(Ezequiel 2:10) - E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e aìs. Esta é um pouco da primeira visão de Ezequiel.
DANIEL
O livro de DANIEL é um dos menores livros da BÍBLIA, porém um dos mais bonitos do velho testemunho.
DANIEL foi escrito em um tempo muito difícil, um tempo de perseguição, foi nessa época, no reinado de JEOAQUIM em JUDÁ que o rei da BABILÔNIA NABUCODONOSSOR invadiu JERUSALÉM e aprisionou o povo JUDEU e ainda levou vários objetos de valor do templo.
Em um certo dia NABUCODONOSOR chamou o chefe de serviços do seu palácio ASPENÁS mandou que ele escolhesse no povo prisioneiro(judeu) alguns jovens da família do rei,e famílias nobres, todos de muita boa aparência e sadíos, e acima de tudo inteligentes, para servirem o palácio e aprenderem sua língua e os escritos BABILÔNICOS. Entre os escolhidos estava DANIEL , ANANIAS, MIZAEL e AZARIAS,O rei NABUCODONOSOR mudou seus nomes DANIEL era chamado de BELTESSAZAR,- ANANIAS era SADRAQUE- MISAEEL era MESAQUE e AZARIAS era ABEDE-NEGO, eles eram todos da tribo de JUDÁ e passaram a servir o palácio porém não comiam as mesma comida do rei como ele ordenou comiam só legumes isto porque ASPENAS era amigo de DANIEL e gostava muito dele, no seguido ano do reinado de NABUCODOSOR Teve um sonho que o deixou com muito medo e mandou chamar todos os sábios e adivinhos para que eles contassem o que significava o seu sonho, e nem um conseguiu contar o que significava, então NABUCODOSSOR ficou furioso e mandou matar todos os sábios e adivinhos DANIEL e seus amigos eram considerado sábios e também seriam mortos, mas DANIEL disse que decifraria o sonho do rei e assim fez e foi colocado no seguido maior cargo do país.
Em um certo dia o rei NABUCODONOSSOR fez uma estatua de ouro como deus e ordenou que todos ao ouvirem as trombetas como sinal, para que nesta mesma hora adorassem a estátua todo povo obedeceu, menos SADRAQUE-MESAQUE e ABEDE-NEGO, e como o rei tinha avisado, qualquer um que não adorasse a estátua seria jogado na fornalha e queimado vivo, mas como eles eram considerados sábios e amigo de BELTESSAZAR(DANIEL)o rei resolveu dar mais uma chance a eles, e os chamou perguntando o porque desobedeceram, e se estavam dispostos a obedecer agora ou seriam queimados vivos, os três responderam que prefeririam ser mortos se está fosse a vontade de DEUS, ao adorar uma imagem ou um DEUS falso, que não fosse o DEUS verdadeiro de ISRAEL, NABUCODONOSSOR ficou furioso e mandou aumentar a .temperatura da fornalha e mandou que jogassem os três na fornalha dizendo:Vamos ver se o DEUS de vocês os salva. Ao abrir a tampa da fornalha a temperatura era tão alta que matou os guardas que eram encarregados de jogar SADRAQUE MESAQUE- ABEDE-NEGO na fornalha, assim eles foram jogados na fornalha, e um tempo depois o rei olhou para dentro da fornalha e viu quatro pessoas andando lá dentro livremente no meio do fogo o rei mandou que parassem o fogo e os tirassem lá de dentro, e ficou muito assustado pois nenhum deles estava queimado nem no mínimo cheiravam fumaça e então mandou que louvassem o DEUS de SADRAQUE- MESAQUE e ABEDE-NEGO pois este era um DEUS vivo, logo após isto acontecer, um depois NABUCODONOSSOR teve outro sonho que DANIEL contou o sonho e decifrou fazendo com que o rei se surpreendesse cada vez mais.
DN (02)
DANIEL NA COVA DOS LEÕES
É a parte mais contada e conhecida deste livro, DANIEL como era de uma das maiores autoridades da BABILÔNIA despertou a inveja de alguns homens também de alta autoridades que tentaram por inúmeras vezes achar algo que comprometesse DANIEL(BELTESSAZAR) para que ele fosse tirado do cargo, mais ele era um homem correto e justo e não dava motivos, mas a insistência dos invejosos acharam onde atingir...foi através de sua religião...Estes homens como eram poderosos pediram ao rei que assinasse um decreto uma lei, esse rei já não era NABUCODONOSSOR e um seu filho DÁRIO, eles pediram para que o rei assinasse o decreto que por trinta dias ninguém poderia pedir nada a não ser ao rei,nenhum pedido nem oração que não fosse ao rei,caso contrário seria jogado na cova dos leões e este assinou o decreto que naquela época um decreto assinado pelo rei não poderia ser rompido nem mesmo por ele próprio.
DANIEL então como de costume orava três vezes por dia e assim foi pego e entregue ao rei DÁRIO (pois eles já sabiam que DANIEL tinha este costume, o rei ainda tentou ajudar DANIEL pois gostava muito dele, mas devido ao seu irreversível decreto não teve como impedir, DANIEL foi jogado na cova dos leões e no outro dia o rei foi até o local e perguntou em voz alta DANIEL (BELTESSAZAR)será que ainda está ai meu amigo? Será que seu DEUS o salvou? Foi quando ouviu a voz de DANIEL dizendo sim meu rei meu DEUS fechou a boca dos leões e eu ainda estou aqui. O rei DARIO ficou muito contente de ver DANIEL e mandou que o tirassem dali e o colocou em um cargo maior ainda e depois mandou que jogassem aqueles homens que fizeram as acusações na cova dos leões e os devoraram antes mesmo de chegarem ao chão.
DANIEL viveu até o reinado de CIRO na BABILÔNIA
OSÉIAS
O livro de OSÉIAS assim como o de DANIEL, também não é um livro grande, mais tem um importância significativa e também curiosa, pois OSÉIAS é conhecido como o profeta"amalgamado" com DEUS(amalgamar quer dizer ajuntar, misturar, unir ou estar ligado) ele foi profeta por sessenta anos e viveu entre 740 a.c a mais ou menos 722 a.c uma época que havia muita riqueza e luxo e o povo ISRAELITA se deixava levar a apegação aos deuses pagão e a religiões, DEUS usou OSÉIAS para trazer o povo ao arrependimento, a história de OSÉIAS é um tanto curiosa pois DEUS fez com que OSÉIAS sentisse um pouco daquilo que DEUS sentia, ou seja fez com que OSÉIAS se casasse com uma prostituta seu nome era GOMER, enquanto DEUS era casado com JERUSALÉM, e por mais que esta prostituta traísse OSÉIAS ele sempre a perdoava, assim como DEUS perdoava sempre JERUSALÉM por adorar a deuses pagãos. DEUS mostrou como é difícil amar alguém que não merece o seu amor, este é o caso de GOMER com OSÉIAS e ISRAEL com DEUS, também em uma parte da história de DEUS fez com que OSÉIAS visse como é difícil amar alguém que foi colocado a margem da sociedade e rejeitado (referindo-se a ISRAEL no exito do EGITO) e como era difícil amar e querer o bem de alguém sem ter retorno afetivo. OSÉIAS se casou com GOMER e tudo indica que dos três filhos que tiveram apenas um era de OSÉIAS além de fazer oráculo de DEUS ao povo para o arrependimento também sentiu um pouco do que DEUS sentiu por ISRAEL, ou seja, amou quem não merecia, não foi amado, foi traído e humilhado, e mesmo assim sempre que houve arrependimento de sua esposa GOMER(assim como ISRAEL com DEUS) ele perdoou.
JOEL
O livro de JOEL também é um livro bem curto, tem apenas 3 capítulo e não se tem certeza da data que este profeta profetizou acredita-se que este livro foi escrito entre 430 a 350 a.c durante o tempo que ISRAEL era dominado pela PÉRCIA, um fato interessante no livro de JOEL é que no capítulo2 versículo 28 a 32 DEUS promete enviar seu espírito sobre seu povo e este fato é citado exatamente igual por PEDRO no dia de PENTECOSTES, no novo testamento no livro de ATOS também no capítulo2 apenas muda o versículo que é o 17.21. A história deste livro começa com a praga de gafanhotos que na verdade pode ser um parábola e não ter acontecido de verdade depois no capítulo 2 DEUS promete abençoar a terra (fato citado em MT. 2-17.21 e acaba com o oráculo do dia do senhor no capítulo 3 que na verdade seria um dia de terror um dia que DEUS acabaria com a terra.
AMÓS
AMÓS era um homem de TECOÁ uma pequena cidade de JUDÁ,ele era pastor de ovelhas e foi chamado por DEUS para profetizar em ISRAEL mais ou menos pelos anos 750 a.c durante o reinado de JEROBOÃO II, neste tempo ISRAEL vivia bem, porém pecava demais, no livro de AMÓS não há muita diferença dos livros de ISAIAS, JEREMIAS e JOEL e não tem nenhum fato marcante, AMÓS fala em nome de DEUS oráculos contra todas as nações vizinhos de ISRAEL,cada uma por um motivo diferente, mas todas seriam castigados, e também um oráculo contra ISRAEL por pecar demais, e nas suas visões DEUS mostra a AMÓS o que vai fazer com ISRAEL e porque algumas das cidades vizinhas de ISRAEL que DEUS prometeu castigar eram "SÍRIA, FILÍSTIA, TIRO, EDOM, AMOM, MOABE e JUDÁ. Um fato único que dá para refletir um pouco em AMÓS era que este homem sempre viveu em JUDÁ (reino do SUL)mas apesar de também profetizar contra sua própria cidade, ele foi mandado para ISRAEL (reino do NORTE).
OBADIAS
O livro de OBADIAS é composto de duas páginas da BÍBLIA e apenas um capítulo e vinte e um versículos e tem uma história muito triste. OBADIAS profetizou em 586 A.c. justo na época que a BABILÔNIA invadiu JERUSALÉM e levou os ISRAELITAS como prisioneiros e levaram tudo que tinha valor no templo, EDOM era um povo que vivia no alto das montanhas e acredita=se que muitos são descendentes do rei SAUL que o primeiro rei de ISRAEL, sendo assim poderia se dizer que o povo de EDOM era irmão do povo de ISRAEL, mas o povo de EDOM era irmão do povo de ISRAEL, mas o povo de EDOM despertou a irá de DEUS, pois quando ISRAEL foi atacada pelos BABILÔNOS, o povo de EDOM se alegrou com a derrota de ISRAEL, pior que isto eles ajudaram os BABILÔNOS a saquear JERUSALÉM,roubando os pertences dos ISRAELITAS que tentaram fugir por aquele lugar e alguns dos ISRAELITAS eram entregues pelo povo de EDOM aos BABILÔNOS, então OBADIAS em oráculo de DEUS condenou EDOM e todo o seu povo, e condenou também outras nações e profetizou que mais tarde ISRAEL seria uma nação forte de novo e EDOM seria mais tarde escrava de ISRAEL e pagaria pelo que fez.
JONAS
O livro de JONAS também é curto 4 capítulos, é uma história bem conhecida.
DEUS deu ordem a JONAS filho de AMITAI, para que fosse até a cidade de NINIVE (uma grande cidade) e lá profetizasse contra ela, mas JONAS fugiu de DEUS pegou um caminho contrário, pegou carona em um navio sentido a ESPANHA, mas em alto mar houve uma tempestade tão terrível que quase partia o navio ao meio, então os marinheiros descobriram a razão, era JONAS que fugia de DEUS,ele mesmo contou e pediu para ser jogado ao mar, para que os marinheiros não morresse e por causa dele, e assim foi jogado ao mar, DEUS ordenou que um peixe enorme o engolisse e assim ele ficou 3 dias e 3 noites na barriga do peixe e orou pedindo perdão e DEUS o perdoou, e ordenou que o peixe o colocasse para fora na praia, e mandou que ele cumprisse o seu dever, e assim JONAS foi até a grande cidade de NINIVE e profetizou que ela seria destruída e todo seu povo se arrependeu inclusive o rei e largaram as coisas ruins e DEUS pois o que ele profetizou não aconteceu, mas DEUS o fez entender.
MIQUÉIAS
Foi um importante profeta que viveu oito séculos antes de CRISTO no mesmo período de ISAÍAS, ele viveu uma pequena cidade JUDÁ, ele viu que JUDÁ poderia ser castigada como ISRAEL ele profetizou contra os pecados de JUDÁ e ISRAEL, mas também falou ao povo sobre a bondade de DEUS.O livro de MIQUÉIAS poderia ser considerado igual ao de OBADIAS ou de AMÓS ou seja oráculos contra o pecado do povo e a busca incansável pelo arrependimento das duas nações, se não fosse por duas passagens a primeira é o domínio universal da paz(4.1-4) e a mais notável e uma das mais significativas palavras que se encontra na BÍBLIA a respeito de JESUS CRISTO que esta no capítulo 5 versículo ao 5 que é este...
DEUS disse:- BELÉM,você é uma das menores cidades de JUDÁ, mas do seu meio farei sair aquele que será rei de ISRAEL. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante. Os inimigos dominarão ISRAEL até que nasça o filho da mulher que está para dar a luz, o rei virá e será o pastor do seu povo, e DEUS lhe dará o nome.
NAUM
NAUM é um pequeno livro, NAUM viveu na mesma época que HABACUQUE e SOFONIAS.
No tempo do profeta JONAS DEUS teve piedade da cidade de NÍNIVE, mas em 612 A.c. os BABILONOS invadiram e "ganharam" esta cidade e assim DEUS a destruiu e o livro de NAUM é uma poesia narrativa de como foi a queda desta cidade através de uma visão de NAUM.
HABACUQUE
Este profeta viveu no mesmo tempo que NAUM e SOFONIAS na época em que os BABILÔNICOS derrotaram os SÍRIOS e se transformaram no maior exercito do mundo ,o livro começa com uma queixa de HABACUQUE a DEUS que não entende porque DEUS tolera e deixa os BABILÔNOS fazer o mal contra eles, neste livro HABACUQUE faz ainda mais uma queixa mas através de visões DEUS mostra seu planos e o que ele vai fazer, e que cada coisa no seu tempo e o livro acaba em uma oração de HABACUQUE no estilo de SALMOS.
SOFONIAS
SOFONIAS também viveu no mesmo tempo que NAUM e HABACUQUE, ele era trineto do rei EZEQUIAS ele anunciou que DEUS iria acabar e castigar com JERUSALÉM, mas fez um convite ao arrependimento do povo, DEUS prometeu no livro de SOFONIAS que JERUSALÉM ficaria pura novamente,no livro de SOFONIAS não há nenhum fato marcante.
AGEU O livro de AGEU tem apenas dois capítulos e também não tem nenhum fato histórico. AGEU foi profeta no ano 538 A.c. e era amigo do também profeta ZACARIAS (que é o livro seguinte a AGEU). Nesta época DARIO era rei da PÉRSIA neste tempo os ISRAELITAS voltaram do cativeiro para casa e viviam bem, e suas casas eram bonitas e preservadas, mas o templo ainda estava destruído e DEUS usou AGEU para tocar o povo neste aspecto e o povo junto com seu rei entenderam este profeta e começaram a reformar o templo e depois de alguns anos, através deste profeta DEUS abençoa os ISRAELITAS.
ZACARIAS
ZACARIAS foi profeta e amigo de AGEU, as mensagens deste profetas foram citadas entre 520 a 518 A.c. neste livro se for lido com muita atenção se verá muitas profecias se referindo a vinda do MESSIAS JESUS CRISTO".
ZACARIAS estava entre os que voltaram do BABILÔNIA. O que deixa este livro interessante é a coleção de mensagens que se refere exclusivamente a vinda futura do verdadeiro rei (JESUS CRISTO) um fato curioso é a insistência que vem desde o começo da BÍBLIA (velho testemunho) que é o número sete(7) no capítulo 4 ZACARIAS tem uma visão de um candelabro de ouro com sete lamparinas que segundo o anjo que o acompanha quer dizer os sete olhos de DEUS que vê todo o mundo, ZACARIAS é o penúltimo livro do velho testamento, e este livro trás a tradução do nome satanás, segundo o HEBRAICO "acusador".
MALAQUIAS
Este é o ultimo livro do velho testemunho...
MALAQUIAS profetizou entre 500 e 450 A.c. depois do templo ser reconstruído, e apesar disto o povo ainda era desobediente a DEUS e MALAQUIAS acusou o povo e principalmente os sacerdotes, e mostrou o que o povo tinha que fazer para voltar a DEUS.
MALAQUIAS profetizou que DEUS viria purificar o povo mas antes mandaria seu mensageiro(JESUS CRISTO) no capítulo 3 versículo 1. 2. 3 "Eu vou enviar o meu mensageiro para preparar meu caminho e o senhor a quem vocês estão esperando chegarão de repente...
MALAQUIAS é o ultimo dos 38 livros do velho testamento de 1055 páginas da BÍBLIA (não estão incluídos os livros que a BÍBLIA católica adotou, tipo sabedoria ECLESIASTICOS etc...
Vale resaltar que a BÍBLIA a ser lida há dois seres humanos que entendem ou compreendam, ou seja que tenham tirados a mesma conclusão, pois ela atingirá cada um com seu interesse e dedicação, mesmo a conclusão entre duas pessoas serem diferentes, a sua mensagem é a mesma.